segunda-feira, 30 de julho de 2012

Imbolc


Imbolc ou Imbolg deriva do irlandês arcaico i mbolg, "no ventre", ou à oimelc "leite das ewe"referindo-se à gravidez das ewe (uma região da Irlanda). É um festival gaélico que marca o início da primavera. 

Esse festival foi observado na Irlanda gaélica, nas Highlands escocesas e na ilha de Man durante a idade média, e possui referências na mitologia irlandesa, especificamente no Ciclo de Ulster. 

Imbolc também é, as vezes, referido como Candlemas, uma nomenclatura arcaica pra a festividade de Nossa Senhora da Candelária, pois no hemisfério norte a festividade foi cristianizada em favor de Maria. Como nas tradições católicas não existe a necessidade de refletir as questões sazonais das festividades, a Candelária é celebrada em 2 de fevereiro no hemisfério sul - época em que Imbolc é festejada no hemisfério norte. 

Wiccans celebram uma variação de Imbolc como uma das quatro Festividades dos Fogos, que são as quatro festividades que ficam entre as grandes Festividades das Estações, perfazendo os oito Sabás da Roda do Ano. Em algumas tradições neopagãs, que geralmente utilizam não apenas o calendário solar mas também o lunar como base de suas tradições, Imbolc é celebrado na lua cheia mais próxima do ponto central entre Yule (celebrado no Solstício de Inverno) e Ostara (festividade do Equinócio de Primavera). 

Nos covens Dianistas, Imbolc é chamado também de Brigid (associada à divindade de mesmo nome ou à Santa Brigida), e é a época tradicional das iniciações. Também é conhecido como Festival da Noiva. Mesmo em Covens mistos, Imbolc é um festival feminino, e creio que muitos covens possuem uma tradição de que esse Sabá seja festejado apenas por mulheres. 

Imbolc é a festividade do recomeço. É quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera. Época de festas alegres, tochas e fogueias, comidas condimentadas e de sabores marcantes. 

Para aqueles que tratam da terra, Imbolc é uma época de começar a aragem da terra e o plantio.

Para mim, particularmente, Imbolc sempre foi o inpicio do ano, de fato. Todos os planos feitos em Yule começam a germinar e mostrar suas primeiras folhas nessa época. É um momento de ver o que funcionou, quais planos devem ser adubados e regados, e quais simplesmente são fracos demais para vingar. Costuma ser uma das épocas mais felizes da Roda, porque é onde eu posso ver o que eu posso esperar até o próximo inverno, depois da espera morosa de que o inverno acabe. 

Amanhã é Imbolc. Vou sentar na frente de um bom fogo com um licor e muitos chocolates, alguns bons fumos especialmente preparados, um pão caseiro extremamente temperado e, provavelmente, um pedaço de bolo muito doce. E se eu tiver paciência, farei um bom café de caldeirão, pra aquecer ainda mais! 


4 comentários:

  1. Boa época do ano. Mesmo para quem não conhece a religião a fundo, sinto ela uma época bem propícia para estabelecer o que foi semeado. Ah e gostei da descrição. Comemorado está!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que independe totalmente da questão de religião, mas sim da Roda do Ano. Fim de inverno é uma época propícia pra se preparar para o próximo giro da roda, em todos os sentidos, para todas as pessoas. É só sentir.

      Excluir