sábado, 30 de julho de 2011

Sherlock Holmes - Edição Definitiva


Um amigo me emprestou as duas primeiras edições dessa coleção, e eu terminei de ler apenas a primeira até aqui.

A definição "Definitiva" nunca me pareceu tão adequada. Além de notas explicando questões de cultura e hábitos, há uma explicação sobre locais, itens, veículos... E uma quantidade impressionante de notas - de relevância variável - sobre o que diversos autores que estudaram os escritos de Conan Doyle dizem a respeito de determinadas situações vividas por Holmes e Watson. Além de uma quantidade bastante relevantes de fotos de locais relevantes e também ilustrações realizadas para ilustrar as aventuras do detetive mais famoso da história.

Há um longo prefácio no livro, explicando tudo o que se sabe sobre a vida de Holmes, Watson e Conan Doyle, e o modo como o livro é escrito faz crer que todos os três realmente respiraram o ar londrino no século XIX. Absolutamente brilhante.

Eu não conhecia a maior parte dos casos apresentados no primeiro volume, e apesar de não ter ficado particularmente impressionado com nenhum deles, alguns são realmente bastante divertidos. Eu consegui desvendar o "Caso da Liga dos Cabeças Vermelhas" junto com Holmes, mas foi uma excessão. O poder de observação de Holmes é impressionante, e apesar de muitos dos mais relevantes detalhes serem dados ao leitor a medida que o detetive vai fazendo novas descobertas, é bastante difícil acompanhar a linha de raciocínio de Holmes. Estou realmente curioso pra ler os casos do segundo volume, e espero conseguir por as mãos nos outros três volumes da coleção!

Excelente leitura, pra qualquer um que tem um mínimo interesse em Sherlock Holmes, ou na sua época!

Nenhum comentário:

Postar um comentário