quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crônicas Saxônicas - Terra em Chamas


Findo o último dos livros das Crônicas Saxônicas ao qual tenho acesso. Não sei se mais algum já foi escrito ou traduzido, mas espero ansiosamente pela continuação da saga de Uhtred de Bebbanburg.

A leitura desse livro, assim como seu antecessor, foi gravemente perturbada pelo meu estado de espírito. Eu devorei este livro até a metade mais porque precisava ler algo pra manter a mente focada do que para apreciar a leitura. Como conseqüência, só consegui fruir do final do livro. Li um Readers Digest quando já tinha passado do meio deste quinto livro d'As Crônicas - cujas quatro histórias eram igualmente lamentáveis... - e assim, consegui ler os últimos cinco capítulos, apenas, com um mínimo de concentração na história.

Assim, não posso dizer muito sobre o livro. Tem um bom final, posso garantir, e poderia terminar ali mesmo, diferente dos três anteriores. O final é agridoce, bem ao meu gosto, e apesar de deixar uma vontade de ler o que acontece a seguir, me deixou satisfeito.

Uma das coisas que percebi nesse livro é que o tempo decorrido entre ele e A Canção da Espada foi longo, e muitas coisas mudaram entre os dois livros. Muitos personagens envelheceram, e eu não fui capaz de acompanhar esse envelhecimento. Não consigo imaginar o Uhtred deste livro, nem Ragnar ou mesmo Brida. Apesar de haver boas descrições destes personagens, eu simplesmente continuo lembrando de seus semblantes como um bando de jovens cheios de energia e vida, e não como pessoas mais velhas do que eu sou agora, cada um com suas características de "gente madura". Creio que isso foi muito devido à minha leitura sem foco completo no livro anterior e neste d'As Crônicas, mas não sei até onde isso é verdade, e até onde a culpa "real" é do autor. Quando reler essa saga novamente, espero que essa incapacidade de acompanhar o envelhecimento dos personagens seja sanada.

Enfim! Lamentavelmente desnorteado durante a leitura deste livro, só posso dizer que, apesar de tudo, Bernard Cornwell me levou em uma viagem maravilhosa pela Inglaterra medieval, me ensinando detalhes da vida daquele povo naquele período histórico que certamente enriqueceram meu pequeno livrinho de conhecimentos gerais! E me deixou boquiaberto com sua capacidade impar de descrever um combate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário