sexta-feira, 15 de julho de 2011

Crônicas Saxônicas - Os Senhores do Norte


Depois da decepção do segundo livro, o terceiro livro das Crônicas Saxônicas me entusiasmou bastante a seguir acompanhando Uhtred em sua busca pela retomada de Bebbanburg! E dessa vez, desiludido com Alfredo, nosso "herói" parte pro ataque, contra os seus inimigos na Notúmbria!

Esse livro foi, até aqui, o mais emocionante de todos! Antigos personagens voltando a aparecer, novos dando as caras, e muitas viradas bizarras ao longo do livro - além de algumas boas batalhas! - realmente fizeram esse o meu livro favorito até aqui. Eu senti frio com Uhtred durante as noites chuvosas, passei fome e adoecí com ele no mar, odiei Kjartan mais do que já odiava, e tive muito medo da matilha de cães parida do caos!

Alias, eu preciso realmente falar sobree a maldita matilha de cães de Kjartan; eu comecei a ler o caítulo final do livro numa madrugada chuvosa de inverno, e acompanhei Uhtred e seus homens na invasão Dunholm debaixo de uma fria garoa e chicoteado por um vento tão frio que parecia que bicava a carne até chegar aos ossos, enquanto o grupo de invasores, por sua vez, se esgueirava debaixo de uma chuva torrencial em uma noite de inverno igualmente fria. Assim, eu "senti" o que eles sentiam, e minha experiência de leitura foi muito mais profunda do que fora até aqui. Dessa forma, praticamente ao lado dos homens de Wessex em seu ataque à fortaleza, eu fui surpreendido, e tremi paralizado de medo quando Kjartan soltou sua matilha de cães assassinos sobre nós. E quando ouvi o lamento de Thyra, e vislumbrei sua tétrica figura saindo do castelo, eu chorei, sentindo o mais puro terror. O medo cresceu a tal ponto, que precisei fechar o livro e interromper a leitura, que só foi retomada quando cheguei em casa e preparei uma caneca de café quante. Terminei o livro, ainda naquela manhã, com um céu cinzento e um vento úmido fazendo tremer minha janela e uivando como aquela matilha maldita.

Este livro me impressionou profundamente, não só pela capacidade de descrição de Cornwell mas também pela sua capacidade de criar situações inusitadas e inspirar o leitor ao longo da narrativa. Um livro perfeito, que com certeza vou guardar na lembrança como uma das melhores obras literárias que já tive o prazer de fruir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário