terça-feira, 19 de julho de 2011

Crônicas Saxônicas - A Canção da Espada


Este é um livro que precisarei ler outra vez, algum dia.

Não apenas por ser um bom livro, mas, principalmente, porque ele não foi degustado como os anteriores. Ele foi muito usado como uma tábua-salva-vivas, enquanto eu me afogava num mar revolto e gelado de fim de namoro. O resultado, óbvio, é que lí, porque naquele momento, mais do que querer ler, eu precisava ler desesperadamente, e acabei não absorvendo a história do livro. Não "entrei" Wessex do século IX como nos livros anteriores.

Assim, esta é uma, digamos, "resenha parcial". Eventualmente, quando voltar a ler esse livro, eu farei uma resenha de verdade. Preciso ler de coração, pra poder escrever de coração, afinal de contas.

A Canção da Espada do título se refere ao sentimento de guerreiro que nosso amado Uhtred sente neste livro. Ele, aqui, é um guerreiro maduro, poderoso, no auge da sua capacidade, e com uma reputação terrível!

Não vou contar da história propriamente dita aqui, mas, como o próprio autor revela no final, em suas Notas históricas, este é o mais romanceado de todos os livros até aqui. E é exatamente essa a impressão que temos - ao menos quando lemos isso nas Notas Históricas. A história segue sendo contada do mesmo modo, e os personagens continuam com suas mesmas naturezas, mas há um "quê" de... Hum.... Não sei, conto de fadas, talvez.

Uhtred, nosso bom Uhtred, tornou-se um mestre da espada-escudo. Ele mata, destrói, esquarteja os inimigos sem dó nem piedade, e a maneira como Cornwell descreve essas ações nos fazem perceber que nesse ponto da historia, ele é seguro, confiante. Não há nada de indecisão em suas ações. Esse, na verdade, é o ponto mais interessante do livro. Perceber a evolução do personagem até esse ponto. É fabuloso se sentir como um expectador da história de Uhtred.

Um excelente livro de uma excelente saga. Não sei se o melhor de todos, porque, afinal, houveram muitos sentimentos pairando ao meu redor enquanto lia este capítulo da saga de Uhtred, mas com certeza um livro que te impulsiona na direção dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário