sexta-feira, 6 de maio de 2016

Precisamos de mais lobos

É interessante como linhas de raciocínio podem ser totalmente tortuosas e nos levam as vezes à reflexões profundas.
A imagem que iniciou essa pequena reflexão
Esses dias, enquanto estava tendo umas conversa sobre Mundo das Trevas (como Lobisomem é legal e Vampiro é uma bosta) com o meu caríssmo Gafanha, postei uma imagem da Barbie e do He-Man no facebook. O Gafanha, como resultado, veio me perguntar se eu já tinha assistido True Detective. Eu fiquei um pouco confuso com a pergunta. O que diabos Barbie, Lobisomens e séries de detetive têm em comum? Bom, a resposta foi que, basicamente, como o Mundo das Trevas tem algumas coisas meio Chutulhianas, o cérebro do Gafanha lembrou de um diálogo de True Detective (que tem alguns leves elementos Chutulhianos nele) sobre programação humana (que é basicamente a lógica por trás da imagem da Bárbie e do He-Man) e como nossa consciência na verdade é um erro de evolução. 

(a conversa é essa, até mais ou menos 3:30)

Entramos em uma conversa sobre como essa lógica é covarde porque, basicamente, joga a culpa pelos erros humanos em uma mutação genética mal-fadada e permite que o sujeito simplesmente foda, coma e defeque sem precisar ponderar sobre a própria existência ou nas consequências dos seus atos, no fim do dia. 

Mas há um ponto de validade nessa filosofia: Nossa capacidade de ponderar e refletir vale muito pouco com relação ao dano que nós causamos ao planeta - e à nós mesmos - devido à nossa capacidade "superior" de raciocínio. 

Claro, isso é um enorme erro humano. Em nosso imenso egocentrismo e mania de nos colocarmos como uma parte absolutamente vital do planeta, nós realmente achamos que estamos causando algum impacto real sobre a Terra - o que é, no máximo, uma ficção megalomaníaca. De fato, o homem existe como civilização por um período de tempo ridículamente pequeno. Quando nos formos - e eu não duvido que nós vamos, de uma forma ou outra - a Terra vai lembrar de nós como uma infecção lamentável que durou uns dois ou três dias. 

Oh, sim, nós causamos impacto no ecossistema. O homem realmente extinguiu direta ou indiretamente várias espécies de animais ou plantas. Mudamos a paisagem do planeta. Somos maus em nosso egoísmo. Sem nós, o planeta seria muito melhor, e as coisas mais estáveis, e o ecossistema muito mais feliz, certo?

Errado. 

Essa é outra grande bobagem desenvolvida pelo nosso senso exagerado de auto-importância. Os dinossauros são a prova viva (ou nem mais tão viva assim, enfim) de que nós definitivamente fazemos muito menos estrago do que algumas catástrofes naturais. O meteoro (ou seja lá qual fenômeno) que extinguiu osa dinossauros, as eras do gelo (foram 5 nosa últimos 2 milhões de anos), erupções vulcânicas mostruosas... todos esses efeitos causaram a extinção de várias espécies e mudanças brutais na superfície do planeta. E adivinha? Humanos não tiveram nada a ver com isso!

Em um exemplo em menor escala, mais fácil de compreender, temos as mudanças dos rios causadas pela reitegração de lobos no parque de Yellowstone:

(sim, a tradução apresentada na legenda é bem ruim)

Nós damos muita importância para nossa própria existência e aos impactos dela no planeta. Falamos, agora, muito sobre o aquecimento global e como isso vai ser ruim. Vai ser ruim pra nós! Os humanos vão passar trabalho - e as espécies que têm o azar de serem nossas contemporâneas - mas isso não significa que vamos acabar com o bendito planeta! Raios, se jogarmos bombas nucleares em todos os países do mundo, extinguirmos toda a vida na superfície da Terra, provavelmente teremos formas de vida diferente aparecendo por aí em alguns anos depois! Isso sem contar que as criaturas de profundidade abissal provavelmente nem vão tomar consciência do que está acontecendo aqui em cima... 

Humanos não são o mal da Terra. Nós não somos uma coisa terrível que causa mudanças irreversivelmente tenebrosas ao planeta. Nós somos parte integral do sistema ecológico do planeta, e vamos viver e morrer e deixar de existir (ou sei lá, migrar pra outros planetas) e a Terra vai seguir existindo, bela e faceira, por muito tempo depois. 

"Cara, todo esse papo pseudo-filosófico tem uma finalidade, ou é só uma reflexão babaca?" alguém pode estar pensando. 

Na verdade, é só uma reflexão babaca, mesmo. Mas ela pode ter uma finalidade útil: Não pense em como tudo está errado e sofra profundamente com isso. Foda-se. Viva uma vida feliz e deixe a humanidade matar à sí própria. Nós não temos importância em escala planetária sequer como espécie, quanto mais como indivíduos! Viva e deixe viver. Aproveite a vida, e pare de pensar nas coisas erradas que os outros fazem. Seja legal com seus conhecidos, dê um exemplo pelo qual tu possa ser lembrado no futuro, e não fique pensando na pequenesa da própria existência diante do resto da humanidade, do planeta, do universo. Esses pensamentos existenciais não têm resposta e não levam a lugar algum - exceto, as vezes, a salas acolchoadas em instituições públicas ou à bancos duros de edifícios religiosos. 

Viva e deixe viver. 

O tempo cuida de todo o resto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário