sexta-feira, 20 de maio de 2016

Músicas das Eras Passadas

Não, essa postagem não tem nada à ver com livros ou café. Enquanto pesquisava sobre instrumentos e música antiga pra compor uma ilustração, acabei encontrando algumas informações interessantes com relação ao assunto, e achei que valia uma postagem. 

Eu não sabia - provavelmente por nunca ter pensado muito à sério sobre o assunto, na verdade - mas há uma série de composições musicais que pré-datam o ano zero da história (aquele ano lindo quando, de acordo com a igreja católica, nasceu o meu, o seu, o nosso cristo [sim, esse foi um comentário sarcástico e totalmente desnecessário, só aceita]), vindas de várias partes do mundo. Encontrei algumas delas pelo youtube e realmente gostei bastante do que ouvi! Então, vamos à uma lista com as três que eu considero mai interessantes, em termos históricos: 

A primeira delas é o Epitáfio de Seikilos (sim, o link leva pra versão em inglês da wikipedia, porque lá, além deles manterem o nome original do grego que nomeia o nome da música, além de ter mais informações, como a tradução da letra, que não tem na wikipédia em português). Essa é a mais antiga composição completa conhecida. Apesar de haverem algumas composições mais antigas - como as outras duas sobre as quais eu vou falar aqui - elas estão todas com algum fragmento faltando. O Epitáfio de Seikilos está totalmente completa e legível. Ela foi encontrada em um túmulo próximo à turquia, cuja data varia de algo entre 200 A.C. e 100 D.C., escrito em grego e que, além da letra de uma música, contém sua notação musical. A inscrição final da lápide tem duas traduções possíveis: ou Sekilo à Euterpe, o que implicaria que à musica foi composta pra falecida esposa de Sekilo, mas também pode significar Sekilo, filho de Euterpos, o que pode indicar que é o túmulo do próprio Sekilo. 

No link, há uma versão da música completa (ela tem cerca de 45 segundos de duração), mas eu escolhi uma versão do youtube que me soou mais interessante, por ser um pouquinho mais longa que a original, e diferente das outras versões que eu encontrei, que incluem vários instrumentos e são mais rápidas, esa é mais lenta, o que, pra uma música inscrita em um epitáfio, me pareceu mais adequada. A seguir, a letra original (pra quem quiser acompanhar em grego) e uma tradução livre para o português:

"Hoson zēs, phainou 
Mēden holōs sy lypou; 
Pros oligon esti to zēn 
To telos ho chronos apaitei."

Em português: 

"Enquanto viveres, brilhe, 
Não deixe que nada te entristeça além da medida.
Pois a tua vida é curta, 
E o tempo clamará seu quinhão."


A segunda música dessa postagem na verdade é uma composição dupla, os dois Hinos Délficos (sim, outro link pra wikipedia em inglês, porque esses hinos sequer têm uma entrada em português), escritos entre 128 e 138 A.C. e que, apesar de não estarem completos, apresentam o nome de seu autor, Pythaides de Atenas, o que a torna a mais antiga peça musical do ocidente cujo autor é conhecido. Os hinos são dedicados à Apolo, como o nome indica, a divindade patrona de Delfos e considera uma divindade oracular, que enviava augúrios através de sua sacerdotisa  (Provavelmente todo mundo já ouviu falar do Oráculo de Delfos, não? Praqueles que não conhecem, deixei um link pra facilitar a vida - dessa vez em bom português), e por isso a obra é conhecida como Hinos Délficos. 

As letras do Hino são longas, e há uma versão em inglês nos links, que eu não estou com paciência pra traduzir no momento - google tradutor praqueles que não entendem inglês, me perdoem). 



A última música foi, na verdade, a que me levou às outras, as Canções Hurritas (que também não têm uma entrada na wikipédia em português). Essas composições são um conjunto de músicas em escrita cuneiforme encontrado em tabletes de barro encontrado em Ugarit, no norte da Síria. Do conjunto todo, uma das peças, contendo Hino Hurrita à Nikkal, está praticamente intacta, o que permitiu traduzir a letra e a música de forma quase perfeita - quase, porque a própria escrita cuneiforme não é completamente entendida. 

Além de ser uma interessante peça musical - ninguém espera por aqueles últimos 30 segundos, tenho certeza! - essa peça tem duas características bastante relevantes: A primeira é que ela data de 1400 A.C. - sim, tem três mil e quatrocentos anos de idade! - e a segunda, e ainda mais notável, é que ela usa uma escala musical heptatônica (conhecida pelo menos desde o século 18 A.C. através de pelo menos três tabletes de barro Acádicos) mas também diatônica, uma escala que, até a descoberta dos tabletes contendo as Canções Hurritas, acreditava-se ter sido criada por Pitágoras, no século 4 A.C. - ou seja, mais ou menos mil anos depois das Canções Hurritas terem sido escritas!   

Não achei muitas informações relativas à esse pequeno mistério musical, mas tenho certeza que deve ter algumas interessantes teorias pela internet afora com relação à isso (provavelmente envolvendo aliens) ou não. 

Sem mais delongas, a mais antiga peça musical conhecida:



Boa viagem musical, e até a próxima postagem - provavelmente sobre café ou livros! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário