terça-feira, 26 de abril de 2016

First King of Shannara

Mais uma audio book da série Shannara, pra engrossar a lista de livros "escutados" ao invés de lidos e também para aumentar o número de livros do cenário de Shannara!

Depois de ler a trilogia original de Shannara (the Sword of shannara, The Elfstones of Shannara e The Wishsong of Shannara) eu tinha decidido escutar os outros livros em ordem cronológica. Comecei com a fraquíssima trilogia The Word and The Void, depois segui para Genesis of Shannara e como não consegui achar as séries Legends of shannara e Paladins of shannara, acabei indo pro próximo livro da lista, First King of shannara.

Esse livro explica o que aconteceu durante a segunda guerra das raças (a primeira, pelo que eu pude entender, aconteceu na série Legends of Shannara), cujos eventos irão repercutir na trilogia original. Também explica como a ordem de Druidas acabou se reduzindo só à Allanon, e como Jerle Shannara conseguiu derrotar mas não destruir o Warlock Lord - que, na série original, é o grande Lorde Negro do Mal.

Temos uma série de personagens bem interesantes nesse livro. Os poucos Druidas que restam são bem aprofundados, e eu gostei particularmente de como Bremem, o "pai" de Allanon, é descrito. Jerle, o grande cara fodão e detentor da suprema Espada de Shannara, no entanto, é o personagem mais fraco do livro. Mas, como todosa sabemos que ele está fadado ao fracasso - ao menos parcial - eu admito que não me importar muito com ele. Além dos dois, temos um druida anão e um elfo, e uma jovem humana aprendiz de Druida com poderes mágicos intrínsecos que também é bastante interessante. Gente suficiente pra manter o leitor interessado na história.

A trama se inicia mais ou menos linear, mas o grupo acaba se separando depois de algum tempo e voltamos à famosa fórmula de Terry Brooks de descrever várias tramas separadas interligadas depois dos primeiros capítulos. Alias, tenho que dizer, a escrita de Brooks melhorou notavelmente da trilogia original pra esse livro. As descrições são mais vívidas, as tramas mais coesas e algumas cenas definitivamente vão me acompanhar por um bom tempo - a forja da Espada de Shannara é particularmente preciosa! Definitivamente um excelente exemplo de boa leitura de fantasia.

Esse livro trata de amarrar as pontas soltas e os pequenos mistérios não explicados na trilogia original de modo magistral. Não temos nenhum tipo de forçada de barra pra manter a trama, nenhuma situações Scooby-Doo e nenhuma escorregada oportuna por qualquer dos personagens. É uma história sólida e concisa, que funciona de modo absolutamente perfeito dentro de sua simplicidade.

Como gosto muito de ler as coisas na ordem cronológica - e por saber que o primeiro livro da trilogia original é um tanto quanto "Senhor dos Anéis" - sugiro fortemente que novos leitores da série de Shannara comecem por este livro. Vale muito a pena, e não estraga a diversão dos lvros originais - pelo contrário, adiciona alguma substância interessante à eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário