domingo, 24 de abril de 2016

Genesis of Shannara

Assim como fiz no caso de The Word and the Void, decidi resenhar os três livros que compõem a trilogia conhecida como  Genesis of shannara em uma única postagem, apesar de nesse caso o motivo ser mais simples: a história dos três livros é, dessa vez, uma coisa só, e os livros não podem ser lidos separadamente, como poderia acontecer em The Word and the Void.

As histórias contidas nesses três livros se passam alguns anos depois dos acontecimentos narrados em The Word and the Void - não lembro se datas ou tempo específico é mencionado, mas eu imagino algo em torno de uns 50 à 70 anos depois. O cenário aqui, no entanto, não é nada familiar: O mundo está em um estado pós-apocaliptico, depois que uma guerra nuclear de proporções globais acabou com a civilização como a conhecemos, e deu início à uma série de "novas civilizações", incluindo sociedades de mutantes, seres criados pela radiação nuclear em algumas áreas e por misteriosas pragas que, posteriormente, assolaram o planeta.

Os livros seguem várias linhas distintas, que vão se afunilando e se cruzando. Temos um grupo de crianças que vivem no que restou da cidade de Seattle, fora dos Compounds (que são grandes fortificações dentro das cidades, geralmente erguidos em grandes estádios, onde a maioria das comunidades do cenário se concentram) em sua luta pela sobrevivência, dois Cavaleiros da Palavra, Angel e Logan Tom, cada um com sua cruzada particular, e ainda a comunidade de elfos de Cintra.

Os tais elfos de Cintra são os responsáveis por manter a Elcryst, uma árvore mágica que mantém os demônios exilados da nossa realidade depois de uma guerra terrível que foi travada milênios atras - apesar de um monte de demônios ainda estar solto no mundo, sendo, aparentemente, uma "nova linhagem" de demônios, coisa que não é explicada em momento algum e causa uma certa confusão e me deixou com uma desconfiança muito grande com relação à imaginação do senhor Terry Brooks com relação à antagonistas pra suas séries... - enquanto as crianças da Tribo Fantasma estão só tentando sobreviver, sem saber que seu lider, Hawk, é na verdade uma poderosa entidade mágica, enquanto os dois Cavaleiros da Palavra possuem missoes distintas - Angel é incumbida pala Palavra de avisar os elfos de Cintra que os demônios (os novos, não os antigos) irão destruir a Elcryst, e portanto eles precisam mudar a árvore de lugar, enquanto Logan Tom é mandado em busca do Gypsy Morph - na verdade Hawk, lider dos Fantasmas - para que ele faça esse "translado" da árvore.

Essa série faz a ligação entre The Word and the Void e os livros posteriores da série de Shannara, e, apesar de não ter a "cara" do resto da série - já que e um livro de pós-apocalipse com pitadas de magia, enquanto o resto dos livros, com exceção da série The Word and the Void são livros de fantasia pura - e ter elementos que existem só nessa e na série anterior (como feeders, Cavaleiros da Palavra e demônios de segunda) ele tem também elementos que vão aparecer nos outros livros da série, como o King of the silver River, uma poderosa entidade que vai aparecer em alguns livros posteriores, a presença da elcryst, que é central na trilogia original de shannara e, claro, elfos, que vão permear todos os livros seguintes da série. É uma série interessante como elo de ligação entre a trilogia The Word and The Void e o resto da série de livros, mas como The Word and The Void é uma série sumamente desinteressante, acaba não sendo uma leitura obrigatória - de fato, os livros, apesar de terem uma série de diferentes tramas distintas (ou talvez por conta disso) são bastante chatos.

Assim como no caso de The Word and the void, não aconselho a leitura desses livros. Eles são muito desligados da série de Shannara para terem algum interesse verdadeiro, e não têm grandes qualidades por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário