segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Musicas que me fazem chorar

Mudando um pouco o foco da conversa, decidi falar um pouco sobre música.

Mas não quero vomitar meu gosto musical em ninguém, e não costumo ter interesse em ficar reverenciando o prodígio desse ou daquele músico/banda. Também não sou um grande conhecedor de música, não tenho conhecimento de teoria musical e nem conheço todas as classificações dentro de cada sub-tipo de cada categoria de música - na verdade, eu geralmente nem sei como classificar a maior parte das bandas que ouço!

Eu ouço muita música, porém. Via de regra como barulho de fundo pra trabalhar, as vezes pra ler. As vezes eu simplesmente sento com um cigarro e um café pra ouvir 'aquela' música.

E creio que todos tem aquelas músicas favoritas. Aquelas que lembrar de momentos importantes, ou que te fazem sentir de uma determinada maneira, relembrando ou incutindo um sentimento, seja por ter uma memória vinculada, seja pela musica em sí, simplesmente.

No meu caso, há cinco singelas musiquinhas que me fazem chorar.Cada uma delas por seus motivos particulares. Não são minhas músicas favoritas, e eu poucas vezes as escuto - não tenho vocação pra masoquista... - mas elas tem um lugar todo especial no meu coração.

Bueno, sem mais delongas, vamos à viagem!


Primeiro, Do The Evolution, do Pearl Jam. Não é uma das minhas bandas favoritas, e eu raramente escuto, na verdade - só quando outra pessoa bota pra tocar. Mas essa música, e esse clipe... Isolados, eles não me afetam. Mas ouvir a letra, a melodia, e ver a representação visual de todo o mal que o homem pode fazer à sí próprio... Eu choro pela minha humanidade cruel sempre que assisto o clipe.



Ayreon foi uma grata surpresa pra mim. Eu sou um fã de ficção científica, e o album Universal Migrator tem algumas excelentes faixas para 'embalar' leitura desse gênero. My House on Mars é uma delas. Infelizmente... Ela me faz chorar, e muito! Na minha opinião, essa é a música que mais perfeitamente sintetiza o sentimento de solidão. Ela conta a história do último humano que sobreviveu depois de uma grande guerra que dizimou a humanidade como um todo. Em seu leito de morte, ele reflete sobre as pessoas que o deixaram para trás, sobre as coisas que não pode vivenciar e sobre a solidão que sente. E o clipe (fanmade) é perfeito pra música.



Do mesmo album, Temple of The Cat é uma coisa linda! A voz de Lana Lane é absurdamente clara, limpa, harmoniosa. Ela é uma sacerdotisa maia indo para o templo do deus Jaguar, e está feliz. Mas nos sabemos o que acontece depois. E essa música me lembra dos deuses mortos, e de seus adoradores esquecidos. É uma ode à felicidade perdida, ao fim de civilizações e a morte da fé.
O vídeo em sí é bem ruim, mas como tinha a letra inclusa, achei válido.



I'll be my Mirror do projeto 8in8 é uma dessas músicas que te fazem pensar em todas aquelas coisas que tu é capaz de odiar em sí próprio. Na minha visão, essa é uma versão destilada e concentrada de Weird do Radiohead. Quem se identifica com aquela música, vai se identificar com essa - provavelmente!
O clipe é fanmade, e não é nada de espetacular. Mas eu tenho uma queda por desenho, então escolhi este!



Finalmente, mas não menos importante, uma música que eu 'ganhei' como uma espécie de declaração. E eu descobri, desde então, que não consigo ouvir sem chorar, imaginando se tudo isso pode mesmo ser real pra sempre, se tudo pode ser mesmo tão bom outra vez.



E assim termina essa lacrimosa viagem musical - ao menos até que novas canções sejam adicionadas à essa lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário