quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bone

Acabo de terminar de ler a versão em um volume do épico Bone (1.332 páginas! É uma monstruosidade!).

Levei cinco dias pra ler a HQ, escalonando com O Herege (a última parte da trilogia do Grall). A razão disso é uma só: Bone é viciante. É impossível parar de ler, a menos que seja realmente necessário! O segundo dos três arcos em que a edição é dividida eu lí em uma sentada, numa noite, e mandei o sono passear!
Bone foi criado, roteirizado e escrito por Jeff Smith, que contou as aventuras de Fone Bone e seus primos, o ganancioso Phoncible P. "Phoney" Bone e o completamente desmiolado Smiley Bone ao longo de 55 edições, entre 1991 e 2004. Posteriormente as 55 edições foram republicadas em 9 volumes (entre 1995 e 2004) e finalmente ganharam uma versão única, comemorando os 10 anos de aniversário da série.

Bone começa como uma história bastante inocente e despretensiosa, e, na verdade, até o meio do segundo grande arco, eu não sabia muito pra onde a coisa ia. É quando tudo começa REALMENTE a acontecer, e daí não tem MESMO pra saber pra onde as coisas vão! Tudo foi muito surpreendente pra mim, e eu não esperava nenhum dos acontecimentos do final da série. Eu ia lendo e pensando "minha nossa, e agora, como isso vai se resolver?!?"

O estilo de Jeff Smith nessa história também é uma coisa muito surpreendente. Enquanto os primos Bone são absurdamente caricatos, todos os outros personagens são muito mais elaborados e realistas. O contraste não chega à causar estranheza graças ao estilo narrativo extremamente eficiente de Smith. Ao contrário, essa dicotomia é perfeita para uma série cômica, porém heroica ao mesmo tempo.

em tempo: Todos os personagens são muito bem construídos - exceto talvez pelo vilão encapuzado, que eu achei um personagem muito sem propósito; O vilão malvado do mal que tu não chega a odiar nem acha tão mal assim - numa história que não deixa pontas soltas. É um excelente roteiro, apoiado por um desenho perfeitamente concordante.

Altamente recomendado!

Ah, e sugiro que o leitor descubra algum lugar onde ele possa encontrar quiches pra comer, porque vai bater vontade de comer quiche durante a leitura - eu pessoalmente comi três, nesses cinco dias!

2 comentários:

  1. Taí uma coisa que eu queria ler. *invejinha*

    ResponderExcluir
  2. Ué, facinho de resolver isso! Só acho que esse osso ia ficar perdido no teu morro de livros pra ler!
    Mas eu recomendo! Tenho certeza absoluta que tu vais gostar muito da leitura!

    ResponderExcluir