sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Mechwarrior - Ghost of Winter


Ghost of Winter foi um de dois audios que um canal de youtube produziu transformando em audio um livro sobre Mechwarrior (o RPG baseado no clássico jogo de tabulero, battletech) - o outro, Ideal War, eu já resenhei em outra postagem. 

Mechwarrior também é o título de uma franquia de jogos eletrônicos com inúmeros títulos (tanto single quanto multiplayer), mas os romances (mais de 100 deles) foram produzidos como conteúdo adicional ao RPG, e embora todos eles tenham um universo compartilhado, os jogos eletrônicos, do RPG e do jogo de tabuleiro se passam em eras diferentes, e os romances se focam na era clássica e na Era das Trevas, enquanto os jogos (tanto eletrônico como os de tabuleiro) misturam mechs de várias eras diferentes, e o jogo online se passa na era das invasões dos clãs. 

E sim, na imagem de capa diz que é baseado nos jogos eletrônicos, mas essa capa é da reedição, e queria pegar carona no sucesso do jogo online - eu não consegui encontrar a capa original sem essa propaganda com uma boa resolução, infelizmente... 

Battetech também tem uma animação no meio da década de 90 e tanto esse título como Mechwarrior tem séries de quadrinhos que se passam em diversas eras diferentes. 

E sim, eu provavelmente deveria ter falado sobre tudo isso na resenha do primeiro livro que fiz do cenário, mas antes tarde do que mais tarde, como diz o ditado. 

Agora, sobre este livro específico. 

Ghost of Winter se passa em um pequeno planeta gelado chamado Kore, na periferia da esfera central da Terra. O planeta mineiro tem pouco valor estratégico, mas como possui minério em abundância e uma conformação geológica que produz uma série de anomalias geotérmicas, a Corporação Mineira de Alfin (proprietária do planeta) mantém uma Lança de mechwarriors no local para proteger as instalações de mineração e o pequeno laboratório supervisionado pelo doutor Hidoshi Kintaro, cujo filho, Sturm, um mechwarrior em treinamento, é o protagonista do livro. 

A unidade de mechwarriors do planeta, composta pelo sargento Kenner (um veterano de guerra que participou das guerras contra os clãs sob o comando de Jenna Kintaro, máe de Sturm) conta com dois mechwarriors experientes e mais dois pilotos em treinamento - Sturm e Volker, ambos jovens nativos de Kore e sem qualquer experiência em combate real.

Quando o planeta é atacado por uma Lança de piratas liderada por Susie "one-eye" Ryan, os defensores, pegos desprevenidos e sem prática em combate são rapidamente derrotados, embora Sturm consiga escapar para os hermos gelados dde Kore - onde descobrirá alguns segredos sobre o planeta e seu passado, e precisará derrotar os piratas para proteger seu pai e seus amigos. 

Não é exatamente a mais original das histórias, embora, obviamente, o cenário ajude bastante, adicionando várias informações sobre a política e história dos jogos na trama. O ritmo acelerado do livro - que não se preocupa em dar informações muito detalhadas sobre as possíveis "partes chatas" da história, se concentrando apenas na ação, planos mirabolantes e nas agressivas interações entre os personagens também ajuda a manter o interesse no livro ao longo de toda a estória, sem pausas longas entre as muitas cenas de ação e algumas reviravoltas previsíveis mas bem executadas. 

O ritmo, no entanto, também é um fator detrimental ao livro, já que a trama é tão recheada de combates que o confronto final entre Sturm e os piratas não tem tanto impacto quanto poderia. 

Ainda assim, daria um excelente filme de ação! 

Para fãs de Battletech ou Mechwarrior (jogo de tabuleiro, RPG ou mesmo jogos eletrônicos ) é um prato cheio com explicações detalhadas sobre mechs, armas, estratégias de combate amarrados de forma extremamente eficiente nas cenas de combate (a gente quase consegue ver as miniaturas se movendo nos mapas e os resultados das rolagens de ataque!). 

Para quem não é familiarizado com o cenário, talvez o livro seja de pouco interesse, mas ainda é um bom livro de ação com um cenário conciso e combates bem escritos. 

Como fiz com Ideal War, vou deixar aqui o link para o vídeo no youtube onde o livro pode ser ouvido na integra - com uma narração e edição bastante competentes! 



Post Scriptum: Espero que o Rageaholic volte a produzir audiobooks (de mechwarrior ou de qualquer outra franquia) porque a produção dele é excelente e a narração é indistinguível de um profissional - embora eu não tenha me interessado por mais nada do canal do sujeito, só pela esperança dele lançar mais audiobooks já valeu a inscrição! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário