segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lá e de Volta outra Vez!

Faz algum tempo que não conseguia tempo pra ler e menos ainda pra escrever as resenhas dos poucos livros que consegui consumir nesse último meio ano, desde que abri a Taverna do Valhalla - uma taverna, de fato, do tipo de local onde as pessoas entram pra beber hidromel, cerveja e um pedaço de pão, talvez, e falar mal do rei, dos problemas do condado e talvez começar uma boa briga. Sim, nós brigamos na Taverna do Valhalla - caso contrário, o nome faria pouco sentido... - mas de forma mais ou menos civilizada, com machados e espadas de espuma, em grupos organizados e com nenhum outro objetivo senão uns momentos de diversão.

E, como seria de se esperar, muita gente vem à Taverna pra jogar RPG -ou, eventualmente, jogos de cartas e tabuleiro. Sim, eu sou um nerd RPGista e obviamente esse foi o principal objetivo de abrir a Taverna!

Nesse tempo todo, só consegui ler um livro (1356, o quarto livro da série A Busca do Graal) e ouvir um audiobook (Knife of Dreams, o décimo segundo livro da série Wheel of Time) - Farei resenhas de ambos em breve - graças ao tempo que precisei não apenas para gerir a Taverna do Valhalla, mas também aprender sobre ter um negócio próprio, coisa totalmente nova pra mim. Além das muitas reviravoltas com relação à este empreendimento, a maior parte do meu tempo livre foi focado na produção do Guia de Tebryn, o livro do cenário oficial de Mighty Blade, que exigiu uma grande quantidade de esforço porque estava ligado à vários outros livros de outros livros ligados À Drakon ou à questões mecânicas do sistema em si - e estes livros ainda não foram lançados, o que significa que eu precisei escrever extensos trechos deles como parte da produção deste livro. Acreditem, foi um bocadinho de trabalho. Bem mais desgastante do que eu esperava, de fato.

A produção desse livro, de fato, me fez refletir se eu não deveria trazer o material do Cafeína Poliédrica pra cá - pra quem não sabe, tenho um segundo blog, bem mais magro do que o Café com Letra, exclusivamente sobre RPG, com resenhas de livros e sistemas e algum material autoral (praticamente todo voltado pra Mighty Blade). Fiz algumas pesquisas no material do Cafeína Poliédrica enquanto escrevia o Guia de Tebryn, e algum material presente no livro veio do blog - como personagens de nível 0 e equipamentos voltados pra aldeões - a maioria do material que apresentei no blog tratava justamente de regras para PdMs e plebeus porque, honestamente, nunca achei que teríamos espaço pra algo assim em um livro do Mighty Blade.

No fim, decidi que deveria manter ambos os blogs separados. Este é um blog voltado quase exclusivamente para literatura, e foi concebido pra isso, e o Cafeína Poliédrica é um blog sobre RPG, e apesar das duas coisas estarem intrinsecamente ligadas, são assuntos suficientemente diferentes para serem mantidos separados.

Bom, dito tudo isso, espero que eu consiga voltar à um ritmo razoável de publicação aqui no Café com Letra. Em breve farei as resenhas de Knife of Dreams e 1356, e espero poder ler e ouvir livros com um pouco mais de frequência nos próximos meses.

As ilustrações presentes aqui foram todas produzidas para o Guia de Tebryn, e eu achei adequado usá-las já que eu falei do livro - e porque eu gosto delas, também!

Enfim! Nos vemos em breve!




2 comentários:

  1. Olá Domênico, muito bom ver novamente uma postagem sua por aqui. Achei interessante a ideia da taverna e gostei de saber que vc tinha um outro blog sobre rpg. Já fui lá conferir. A sua taverna fica aonde?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pelas palavras, Digo! A Taverna do Valhalla - dá pra encontrar ela no google maps - fica em Capão do Leão (município vizinho de Pelotas, no Rio Grande do Sul).

      Excluir