terça-feira, 15 de janeiro de 2019

1356

1356 é o quarto livro da série A Busca do Graal, de Bernard Cornwell.

Bom, pra ser honesto, não sei se ele pode ser considerado parte daquela série, já que os três primeiros livros ldam com a busca do Graal de maneira definitiva, mas como os personagens são os mesmos, acho que é adequado considerar este livro parte daquela saga.

1356 se passa 10 anos depois dos eventos narrados em O Herege, e culmina com a Batalha de Poitiers, que ocorreu em setembro de 1356. Os eventos descritos no livro nos mostram como Thomas de Hookton, nosso protagonista, se envolve na famosa batalha da Guerra dos Cem Anos.

Pra quem não leu a trilogias do Grall, pode ser uma revelação sobre a trama dizer que Thomas continua vivo depois do final daquela história, mas isso era meio óbvio considerando que este livro é sequencia dquele. Se isso não era absolutamente óbvio pra alguém e eu entreguei mais do que deveria, eu lamento, honestamente - mas poxa, é meio óbvio!

Enfim!

Apesar da batalha de Poitiers ser o ponto alto do livro - as descrições de batalhas de Cornwell sempre são! - o miolo da história é deveras divertido! Há uma boa quantidade de sub-tramas instigantes, com vários personagens interessantes e uma narrativa muito mais empolgante do que a dos três outros livros da série - pelo menos pelo que eu me lembro deles. Há sequestros, emboscadas, cavaleiros andantes, batalhas pela honra, combates e intrigas palacianas, em um tom muito mais leve do que O Herege, principalmente.

Apesar de Thomas ser, fácil, o personagem mais interessante do livro, eu fique particularmente fascinado por Roland de Verrec, e admito que gostaria de ler um livro sobre sua história, seus feitos e possíveis conquistas posteriores à Batalha de Poitiers. Definitivamente seria um livro interessante de ler!

Mais um excelente livro de Cornwell. Não tão pesado e sinistro quanto a Trilogia do Graal, o que pode ser melhor para alguns e não tão interessante para outros, mas ainda assim um excelente livro, particularmente para aqueles interessados em histórias passadas na idade média - e em particular batalhas medievais!

Definitivamente leitura fortemente recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário