sábado, 19 de maio de 2018

Crossroads of Twilight

Décimo primeiro volume da série Wheel of Time - como eu sempre deixo claro, considerando New Spring como o primeiro livro, ao invés de um "livro zero" ou algo assim - de Robert Jordan. Como o resto da série até aqui, e provavelmente até o final, apreciado em audio.

Não há muito o que dizer sobre esse livro. Quase todo ele ocorre simultaneamente com os eventos do livro anterior, Winter's Heart, e absolutamente nenhuma trama é levada adiante. O livro se resume basicamente à desenvolver sub-tramas auto-contidas, que se resolvem dentro do próprio livro, e não desenvolve em nada qualquer dos conflitos existentes nos livros anteriores. Os personagens simplesmente ficam sentados lá onde estão, resolvendo suas vidas diárias ao longo do livro todo. De fato, algumas passagens são particularmente hilárias, com cenas inteiras revolvendo sobre um banho quente ou chás e massagens para resolver dores-de-cabeça. Todos os personagens terminam o livro exatamente no mesmo ponto em que estavam no livro anterior, e apenas um pequeno gancho aparece no final do livro, num momento de imbecilidade completa de um personagem que decide fazer as coisas do jeito mais idiota possível - e não, não é o Matt!

Os pequenos dramas cotidianos sequer servem para ampliar o cenário estabelecido, e revolvem geralmente ao redor dos pequenos problemas dos personagens com suas resoluções anteriores. Basicamente, todos estão "decidindo o que fazer" ao longo de toda a trama do livro.

Crossroads of Twilight é no mínimo ignorável, e na verdade exceto para aqueles que, como eu, desenvolveram uma certa síndrome de Estocolmo com a série, é totalmente descartável. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário