sábado, 23 de janeiro de 2016

The Elfstones of Shannara

Esse livro, continuação de Sword of Shannara e parte integrante da trilogia ooriginal de livros desse cenário escritos por Terry Brooks veio junto com o livro anterior num pacotão de audiobooks em "fita k-7" - sempre acho engraçado quando termina uma parte da gravação e o narrador pede pro ouvinte virar a fita - que peguei quando me interessei pelo assunto. De fato, gostei tanto da experiência com audiobooks que, mal terminei de resenhar o livro anterior que tinha ouvido, já comecei este - e estou ansioso pra terminar essa resenha e ir pro próximo livro da trilogia de Shannara!

Esse livro, a continuação de Sword of shannara, é o segundo livro da assim chamada "trilogia original de Shannara" que são, basicamente, os três primeiros livros que Terry Brooks escreveu dentro desse cenário no final da década de 70. Esse livro me interessava ainda mais do que o primeiro por conta da série da MTV que adaptou os livros, e, como eu disse, foi parte do que me levou a catar esses audiobooks. 

E, como já se podia esperar, a adaptação guarda pouquíssimas semelhanças com o livro original fora os nomes de personagens e lugares. 

Ah, e aquele aviso amigo: Haverão revelações sobre a trama adiante! 

A primeira coisa que eu já tinha notado com relação à série dizia respeito ao druida Allanon. Nos livros, ele é um "Uma gigantesca figura negra  se assomando sobre os outros ao redor, com sua presença proibitiva". Sempre vestido em seus robes negros, com cara de poucos amigos, medindo mais de  2,10  de altura (sete pés no original) ele é sempre descrito como inquietante e amedrontador. O Allanon da série é um baixinho (ele é mais baixo que o Will, que é um meio-elfo!) fortinho com cara de perdido. Achei lamentável a escolha do ator. Outra coisa que me incomodou muito foi o fato do Will ter sido retratado como um caipira babaca, quado, no livro, ele é o cara que enrola os outros e aparece com os planos mais mirabolantes (que nem sempre dão certo, ok) pra sair de enrascadas. Fora isso, TODAS as relações entre personagens são completamente diferentes... Fora a linha geral da história (a árvore que prende os demônios fora do mundo está morrendo e a última guardiã precisa ser encontrada para restaura-la), a série e o livro não tem nada em comum. Mas ok, isso não invalida a série, que até é divertida, apesar de meio corrida demais (pelo menos os dois episódios que a MTV liberou no youtube). Só é pena que eu tenha escutado os livros porque, é aquela velha história: O livro é muito melhor. 

Esse livro tem bem menos personagens importantes do que o Sword of Shannara, focado principalmente em Will Ohmsferd (neto de Shea Ohmsferd, o portador da Espada de Shannara do primeiro livro) Amberle Elessedil (neta de Eventine Elessedil, que também aparece no primeiro livro e também é importante na história), na busca pelo bloodfire que permitirá reviver a aárvore mágica que mantém os Demônios banidos num outro plano de existência. Enquanto isso, Eventine e seu filho Ander Elessedil, ao lado do druda Allanon lutam para conter o avanço dos demônios que conseguem se libertar do Plano Proibido a medida que a Elcryst fica fraca e definha, tornando a barreira mais fraca. Poucos outros personagens têm peso relevante, incluindo Eretria, filha do lider de uma caravana de ladrões de estrada e Stee Jans, o personagem com o nome mais legal do livro, que é basicamente o guerreiro fodão da história. 

Elfstones of Shannara me tomou mais ou menos 22 horas e meia pra escutar, e deve muito pouco ao seu antecessor - apesar de, como bem definiu um amigo meu que já leu os livros, a série parecerem com filmes da sessão da tarde, uma definição pertinente que, de forma alguma diminui o divertimento oferecido pelas obras - na verdade, é um grande mérito, do meu ponto de vista! 

Assim como Sword of shannara, esse livro nunca foi traduzido para o português, mas recomendo fortemente a leitura pra aqueles que tiverem um bom domínio de inglês  - ou a "audição" se alguém se interessar em catar os audiobooks como eu fiz! Divertimento garantido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário