quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pontomorto #1

Comprei essa HQ durante uma conversa de bar, numa madrugada em POA. Estava numa mesa com meu bom amigo Rafael Christino e dois sujeitos muito estranhos que ele me apresentou, um tal de Lobo - que depois eu vim a descobrir que era editor da Barba Negra - e o Rogê - um sujeito muito estranho que acha que futebol é um tipo de religião... O tal Rogê acabou com a minha auto-estima fazendo um desenho de bar finalizado à nanquim enquanto eu brincava de bonequinhos de palito. Tem uns caras muito sem-noção nesse mundo...

enfim, passada a humilhação e o estranhamento pelos estranhos hábitos religiosos do tal sujeito, acabei descobrindo que ele tinha recentemente lançado uma HQ em conjunto com um cartunista chamado Rafael [Corrêa] chamada Pontomorto. Uma edição de 20 páginas, com três histórias sem balões. Oras, como desenhista, fiquei extremamente interessado, automaticamente! Acabei caloteando a intera das cervejas - mas prometo que na próxima visita à POA eu me redimo! - pra poder comprar a HQ.

A revista veio comigo pra Pelotas, e ficou jogada no meu atelier junto com outras tralhas que eu tinha trazido da viagem. Eu não tinha lido a dita, porque achei que, durante a viagem, não ia aproveitar a diversão tanto quanto poderia. Enquanto esperava pelo 'momento certo' de ler, vários amigos meus deram uma folhada nela, e todos eram unânimes em dizer que as histórias eram muito boas. Isso começou a gerar uma certa expectativa, e acabei guardando a revista por um tempo, longe dos olhos, pra não acabar sendo influenciado e me frustrar - sim, eu sou um sujeito bem maníaco com relação à expectativas...

Semana passada, um mês depois de ter comprado a HQ, finalmente sentei pra ler. Como é uma revista de 20 páginas, sem balões, a maioria das pessoas lê tudo em um minuto, mais ou menos. É interessante de ver, na verdade, quando tu não leu ainda. Levei alguns minutos lendo, porque analisei cada quadro, como é comum quando leio histórias curtas, tentando imaginar a construção de cada um deles.

E, apesar de toda a expectativa gerada, acabei ficando positivamente surpreso com as histórias. O traço é excelente, solto mas preciso, típico de alguém que sabe perfeitamente o que está fazendo. O roteiro é simples, direto e extremamente contundente. E tem um centauro gaúcho! Não tem como uma história com um centauro gaúcho não ser boa!

Pelo que sei, o Rogê já está trabalhando na edição 2, e eu admito que já estou intrigado pra ler o que vem por aí!


O Rafael Corrêa tem um blog de cartuns e outras coisas mais: http://rafaelcartum.blogspot.com.br/ É importante notar, no entanto, que os roteiros de Pontomorto não são de humor, a despeito do trabalho usual do sujeito.

E o Rogê Antônio tem um blog/sketchbook - que tá meio desatualizado: http://rogeantonio.blogspot.com.br/ Apesar da desatualização, vale a pena dar uma olhada nos desenhos dele lá.

Como não achei o contato de nenhum deles nos respectivos blogs, sugiro aos interessado procurar os caras no facebook. Vale a pena apreciar o excelente trabalho feito nessa HQ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário