terça-feira, 21 de setembro de 2021

Absolution Gap

 Absolution Gap me tomou muito mais do que o esperado pra se concluir. Entre problemas, decisões, projetos novos e abandonados, esse livro foi um pequeno marco num passo que eu vinha mantendo. Meses recomeçando a ouvir, procurando o ponto onde eu tinha parado. E acho que, no fim das contas, ouvi alguns trechos dezenas de vezes, e perdi alguns capítulos. 

Esse livro é sobre Scorpio e sua "desumanidade". É um excelente livro nesse aspecto. Contrastando a monstruosidade da humanidade com o amadurecimento de um porco geneticamente evoluído pra ser um doador de órgãos. Sobre a falta de perspectiva de uma criatura destinada à não ter futuro mas que, no fim das contas, viveu mais do que deveria ser possível. 

Em contraste com a vida de um Porco, o livro traz a ascensão e queda de uma religião - que em geral tem termos mais longos do que várias gerações humanas. Essa epopéia de uma religião sendo criada e lentamente transformada, modificada, adaptada e eventualmente destruída de forma tão aberta e clara é absolutamente fascinante. 

Absolution Gap tem uma linha cronológica não lienar, com eventos ocorrendo em um espaço de cerca de 100 anos, e cuja narrativa pode ser um pouco confusa - talvez pelo tempo que levei para ouvir, e a quantidade de trechos que eu tive que visitar mais uma vez para me certificar que estava no ponto correto para recomeçar a "leitura", eu me perdi em vários momentos, sem ter certeza em que momento da história a narrativa se passava. 


Ainda assim, é um livro sólido, bem escrito e que, ao meu ver, fecha com competência uma saga muito bem desenvolvida. 

Leitura fortemente recomendada! 


*** REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ADIANTE***

E sim, temos aliens. Além dos fascinantes e extintos "Scutlers", com sua bizarra fisionomia adaptada à transplantes de membros, tivemos também a aparição um tanto quanto sutil dos "nestbuilders" cuja tecnologia é utilizada para destruir as máquinas, mas criando um problema considerável no processo, o "greenfly". A parte dos Nestbuilders me intrigou e incomodou um bocado, porque até o final do livro, pareceu que eu nunca tinha ouvido falar deles, mas aparentemente eles estavam lá o tempo todo, se não no foco, logo ao redor. e eu não costumo perder esses detalhes. Daí minha dúvida se eu não perdi algum capítulo crucial sobre eles. Mas talvez eu esteja vendo algo que não está realmente no livro, e eles só tenham sido trazidos no final do livro, de fato. De toda forma, o Greenfly é explorado em Galactic North, então acho que essa é minha próxima parada pra entender o desfecho da história! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário