sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Century Rain


Comecei a ouvir este audiobook acreditando ser parte da série Revelation Space, e só lá pelo meio do livro percebi que não tinha como haver uma conexão, e pesquisando a lista de livros do autor descobri que era um livro isolado. Me dei conta, nesse processo, que nunca fiz uma resenha de Absolution Gap - este sim, um livro que faz parte de Revelation Space. Provavelmente terei que ouvir novamente o livro, porque minha memória virtual - na forma deste blog aqui - não me ajuda a relembrar os detalhes da trama, e embora eu tenha uma boa idéia das linhas gerais do livro, partes dele já sucumbiram às profundezas insondáveis da minha memória, infelizmente... Então, em breve, uma resenha de Absolution Gap deve aparecer por aqui. 

Até lá, retornemos ao assunto atual: Century Rain. 

Este é um interessante livro que combina dois tipos distintos de literatura de forma muito mais eficiente do que eu julgaria possível: Romance noir de investigação e ficção científica. Nele, somos apresentados à uma França do início do século 20 que difere bastante da França que conhecemos em vários aspectos, na qual um investigador particular recebe um estranho contrato para investigar uma morte acidental. à medida que a história se desfralda, descobrimos que as diferenças entre esta estranha - mas familiar - França e a França histórica é que neste cenário que nos é apresentado, a segunda guerra mundial jamais ocorreu - o que fez com que muitos avanços tecnológicos jamais tenham sido desenvolvidos, o que gera uma série de mudanças sociais extremamente interessantes. 

Em meio à investigação, nosso intrépido detetive se junta à uma arqueóloga que tenta entender porque, exatamente, esta versão da terra é tão diferente da que conhecemos, e porque, exatamente, não houve uma Segunda Guerra aqui - o que, se ainda não é óbvio, adiciona o tema de ficção científica à trama. 

A história em si é extremamente bem escrita, tanto na parte de ficção científica - gênero pelo qual eu já admiro Reynolds desde que comecei a ler seus livros - quanto na parte de investigação, e o tema noir do livro, embora nem sempre presente, é muito bem aproveitado. 

Century Rain é um excelente livro não apenas pela mistura de gêneros inusitados, mas também por ter uma trama muito bem desenvolvida e um ritmo perfeito. Todas as respostas chegam, cedo ou tarde, e embora partes do mistério não sejam possíveis de compreender até o final do livro, isso em nada reduz o interesse nos acontecimentos. Os personagens são excelentemente bem desenvolvidos, e as reflexões sobre história alternativa são espetaculares. 

Um excelente livro, fortemente recomendado - particularmente por ser um romance isolado, para aqueles que não conhecem a escrita de Reynolds é um excelente ponto de partida!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário