sexta-feira, 30 de março de 2018

Winters Heart

E chegamos ao décimo livro da série Wheel of Time (estou contando em ordem cronológica, então estou incluindo New Spring como o primeiro livro). Tive que ouvir partes desse livro mais de uma vez - particularmente no ultimo terço dele - porque tem MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo, o ponto de vista muda de um personagem pro outro com muita frequência e é difícil de acompanhar todas as mudanças de perspectiva que ocorrem ao longo dos últimos capítulos.

Agora, o que é mais bizarro sobre esse livro é o fato de, apesar de haver muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, a impressão é que o livro simplesmente não anda. A maioria do livro se passa em resoluções de tramas secundárias - mesmo no caso do próprio Rand - e há partes do livro que simplesmente parecem estar ali pra encher o saco do leitor... E sim, há um grande acontecimento no final do livro, que ocorre de manira como eu mencionei acima, meio confusa, e termina com um "PUF!" . Repentinamente. A impressão que fica é que Jordan estava simplesmente sem vontade alguma de escrever, e ao perceber que já tinha material suficiente pra encher um livro, simplesmente escreveu um evento importante - que já estava indicado no livro anterior - o mais rápido que pode pra "fechar" o livro.

Certamente, o livro mais fraco da série até aqui. Mas como ainda temos mais cinco livros pela frente, vamos adiante!

Ah, e adiante, algumas notas pessoas pro Domênico do futuro saber o que acontece nesse livro. Então leitor, fique avisado:

***** REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ADIANTE! *****

Como eu disse, nada demais acontece no livro, exceto pelo final. Rand e Nynaeve vão até Shadar Logoth protegidos por Asha'man e Aes Sedai, e enquanto estes lidam com alguns dos seguidores d"O Escuro - não consegui manter uma contabilidade de quantos e quais, pra ser honesto; como eu disse, o final é uma correria - eles limpam Saidin da maldição da loucura que afetava a fonte masculina do Um Poder. No processo, Shadar Logoth é destruída, assim como a estatueta que permitia que uma mulher acessasse a Choedan Kal - os sa'angrial gigantes que acumulam enormidades de poder. Vai ser interessante ver como isso vai ser desenvolvido nos próximos livros, particularmente considerando os Asha'man! Veremos como a coisa anda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário