quarta-feira, 7 de março de 2018

The Path of Daggers

Muito bem, The Path of Daggers será um divisor de águas nas resenhas da série The Wheel of Time, de Robert Jordan. Eu evitei ao máximo revelações sobre a trama até aqui, mas um dos objetivos principais do Café com Letra sempre foi servir de ajuda pra minha memória tenebrosa. Recentemente, durante a "leitura" de Winters Heart, o décimo livro da série,  tenho achado difícil me localizar nos eventos que já ocorreram na história quando eles são mencionados - e, na verdade, graças à essa minha resistência à fazer revelações sobre a trama, as "resenhas" anteriores dos livros da série tiveram muito pouco de resenha...

Então farei aqui uma pequena recapitulação dos eventos dos nove livros da série que ouvi até aqui. Portanto, estejam avisados:

*** REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ADIANTE ***


New Spring, o primeiro livro da série, foca em Moiraine Damodred e Siuan Sanche, duas Aes Sedai que entram em contato com a profecia do renascimento do Dragão e iniciam uma jornada para encontrar, proteger e guiar o Dragão Renascido para que ele possa cumprir seu papel na profecia. 

20 anos depois, em The Eye of the World, Moraine finalmente encontra o Dragão Renascido, Rand Al'Thor e junto com ele, Mat Cauthon, Perrin Aybara, Egwene al'Vere e Nynaeve al'Meara eles fogem de um exército de Trollocs e acabam na cidade abandonada de Shadar Logoth, onde Mat é infectado pelo malevolente Mashadar através de uma adaga amaldiçoada. Eventualmente o grupo chega ao Olho do Mundo, a única fonte de Saidin que ainda não caiu sob influência d'O Escuro, onde eles confrontam Aginor, Balthamael e Ba'alzamon, três dos seguidores d"O Escuro. Os primeiros dois são destruídos e o terceiro é derrotado, ao custo da destruição do Olho. durante a batalha, eles são capazes de recuperar o brasão de Lews Therin Telamon e o Chifre de Valere.

Em seguida, nos eventos narrados em The Great Hunt, O Chifre de Valere e a Adaga de Shadar Logoth são roubadas por seguidores d"O Escuro, e o grupo parte atrás dos itens, chegando, eventualmente, à cidade portuária de Toman Head, que está sob controle Seanchan, uma nação longínqua que iniciou uma campanha de dominação. Pegos entre os exércitos de Seanchan e os Filhos da Luz (uma organização militar-religiosa dedicada à destruir os seguidores d"O Escuro), Mat acaba soando o Chifre, ressuscitando um exército de antigos heróis que derrotam os Seanchan. Durante a batalha, Rand confronta novamente Ba'alzamon, derrotando-o mais uma vez mas sendo ferido no processo.

No livro seguinte, The Dragon Reborn, a líder das Aes Sedai, Siuan Sanche, envia Nynaeve, Egwene e Elayne À caça do Ajah Negro, um grupo de Aes Sedai que secretamente seguem O Escuro, enquanto Mat descobre uma conspiração para assassinar Elayne e Moiraine, Lan Mandragoran, Loial e Perrin seguem Rand, que secretamente decidiu ir em peregrinação até Tear para se provar como Dragão Renascido.  O livro culmina com o grupo se reunindo em Tear, onde Moraine derrota Be'lal e Rand adquire Callandor, e com ela derrota Ishamael, possído por Ba'alzemon.

Em seguida, em Shadow Rising, Rand usa Callandor para destruir um exército de Trollocs enviado para atacar Tear, e em seguida parte para o Deserto Aeil acompanhado por Egwene, Mat e Moiraine. Rand, Mat e Moiraine entram em Rhuidean, atrás de respostas. Rand descobre a origem dos Aeil e é marcado com tatuagens de dragões cobrindo seus braços; Mat passa a conseguir acessar memórias de seus ancestrais, e recebe uma lança e um medalhão mágicos; e Moiraine recebe visões sobre o futuro. Eventualmente Rand enfrenta Asmodean e destroi a ligação dele com O Escuro, mantendo-o vivo para que Asmodean o ensine à usar o o Um Poder. Enquanto isso Perrin enfrenta um exército de Trollocs em Dois Rios, e na Torre Branca Siuan é deposta do cargo e seu acesso ao Um Poder é bloqueado. Ela é resgatada por Min e Logain, o Falso Dragão.

Em Fires of Heaven, Mat e Rand enfrentam e dispersam os Shaido Aeil, e depois, acreditando que Morgase Trakand, regente de Andor fora morta por Rahvin, Rand ataca Caemlyn e destrói Rahvin, tomando a cidade sob sua proteção. No combate, no entanto, Moiraine acaba morrendo ao enfrentar Lanfear.

Em Lord of Chaos, Mazrin jura lealdade à Rand e começa a treinar Asha'man na Torre Negra, enquanto um grupo de Aes Sedai rebeldes se reunem contra Elara, a usurpadora da Torre Branca. Essas Aes Sedai rebeldes enviam Nynaeve, Elara e Mat para recuperar o Caldeirão dos Ventos, um artefato capaz de quebrar o controle d"O Escuro sobre as mudanças climáticas, e enquanto isso Rand é sequestrado e torturado pela Torre Branca, mas Perrin eventualmente o salva, e as Aes Sedai que sobrevivem ao combate juram fidelidade ao Dragão Renascido.

Em A Crown of Swords, enquanto Rand e Min tentam debelar uma rebelião de nobres em Cairhien, Padan Fain fere Rand com a Adaga de Shadar Logoth. Depois de se recuperar, Rand e os Asha'man atráem Sammael para Shadar Logoth, onde Rand e seus homens derrotam o vilão.

Finalmente chegamos aos eventos de The Path of Daggers. Elayne, Nynaeve e Aviendha conseguem quebrar a influência d"O Escuro usando o Caldeirão dos Ventos e Rand luta para repelir as forças Seanchans de invadir Altara. Ele perde o controle de Callindor, e a batalha termina em um impasse. Perrin é enviado para deter Masema, o "Profeta do Dragão", e, sem saber, acaba resgatando a rainha Morgase no processo, enquanto as Aes Sedai rebeldes se praparam para fazer um cerco à Torre Branca. Faile Bashere é sequestrada pelos Shado Aeil, e Dashiva, um Asha'man renegado tenta matar Rand, sem sucesso.

*** FIM DAS REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ***

Em uma nota pessoal, como eu achei complexo traduzir os termos do livro pra português. Alguns termos como Forsaken, eu simplesmente suprimi - apesar deles serem os maiores antagonistas dos livros - por não achar uma tradução eficiente. The Dark One traduzido como O Escuro me soou meio ambíguo, mas nesse caso, funciona, porque além de ser uma entidade de fato, ele é uma espécie de "força mágica corruptora".

É interessante perceber também que Mat é deixado totalmente de fora deste livro. O mesmo aconteceu com Perrin em The Fires of Heaven, e, apesar de estar presente em The Dragon Reborn, Rand não teve nenhum capítulo visto de sua perspectiva naquele livro, e os eventos ali foram todos contados por personagens que estavam revolvendo ao redor das ações do Dragão Renascido. É interessante perceber a ausência de um desses três personagens, já que, apesar do grande protagonista da série ser Rand, Mat e Perrin são, certamente, muito próximos de serem considerados protagonistas também.

Enfim! Depois dessa resenha, veremos como serão as próximas. Provavelmente vou fazer revelações sobre a trama no final de todas elas daqui pra diante, pra ajudar a minha memória - e pra poder chamar a resenha de resenha!

Sigo achando a série excelente, e continuo sugerindo fortemente a leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário