sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

The Amber Spyglass

Concluindo a trilogia de livros His Dark Material, de Phillip Pullman, The Amber Spyglass segue o clima do livro anterior, The Subtle Knife, deixando ainda mais para trás a narrativa do primeiro livro. Novamente, aqui, Pullman foca nas questões de dimensões paralelas e se concentra em explicar o funcionamento da "poeira", além de explorar mais a fundo os anjos e a Autoridade.

Como bônus, nesse terceiro audio book temos o próprio autor lendo algumas passagens, especificamente as introduções do livro, que são excertos de textos de outros autores. Bastante interessante.

Antes de falar do livro em si, preciso fazer uma pequena observação: dois capítulos desse livro estavam nos arquivos de audio do livro anterior, The Subtle Knife, o que certamente confundiu bastante a coisa toda. Acho, inclusive, que os dois capítulos "dobrados" ficaram no lugar dos capítulos originais do livro, porque em nenhum momento eu encontrei uma explicação de como Mary Mallone acabou atravessando a barreira das dimensões - ela cita isso nesse terceiro livro, mas nunca explica. E pelo que percebi da narrativa de Pullman, ele não costuma deixar nada fora do lugar. Então a resenha daquele livro pode ter sido prejudicada por conta disso - mas duvido que mudasse muito minha opinião sobre o livro como um todo.

De fato, assim como não gostei do segundo livro, muito distante da narrativa do primeiro, também não gostei desse terceiro livro, por motivos diferentes. Já esperava que a narrativa se focasse mais na "poeira" e nas dimensões paralelas, como no livro anterior, mas uma série de coisinhas nesse livro me desagradaram.

E sim, vou falar sobre isso, então, aviso: Revelações sobre a trama adiante.

*** REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ADIANTE ***

Três coisas especificamente me incomodaram no livro. A primeira, menos importante, foi a adição de um Demônio para Will. Não entendi nem como nem porque ele passou a ter um Demônio "desperto", e achei ainda mais tolo isso acontecer tão no final da estória. Me pareceu tão... Inútil. Pareceu que Pullman quis criar um vínculo maior entre Will e Layra através de uma natureza mais semelhante, só pra que a separação forçada dos dois fosse ainda mais traumática.

O segundo problema pra mim é a série de personagens que simplesmente não têm razão de existir. O tal padre assassino (Luiz, acho), que a gente acompanha durante todo o livro, simplesmente morre sem fazer nenhuma diferença pra história - nenhuma diferença MESMO! Mary Mallone, apesar de criar a Luneta do título, também não faz nada pela história, além de ocupar espaço - mesmo porque a luneta não tem nenhum impacto na trama, de qualquer modo. Os Mulefas são totalmente desnecessários na história, e só estão lá pra explicar de onde vieram e como são diferentes das outras formas de vida, mais nada. Me parece que a existência desse eixo inteiro da tramas só serve pra ocupar espaço no livro, sem nenhum motivo.

A terceira coisa que me incomodou - e isso, sim, me incomodou bastante! - é a Autoridade. Um anjo (que foi um humano seis mil anos atrás), colocado no lugar de Deus pra governar a existência, com milênios de existência, capaz de ler sentimentos humanos, brilhar como uma lâmpada fosforescente e liderar hordas de Anjos, além de ter um castelo voador. E daí ele é seduzido por uma mortal e, como se isso não fosse idiota o suficiente,  derrotado no braço por dois humanos sem nenhum tipo de treinamento marcial - dois cientistas! Serio? Sou a criatura mais poderosa do universo, mas como posso ser derrotado por qualquer um, vou deixar meu castelo e ir, sozinho, matar esse sujeito porque essa humana gostosa (e sabidamente mal-caráter) vai me ajudar. Uhum. Certamente Metatron não foi colocado no cargo de administrador por conta da sua inteligência, nem sua capacidade de liderança ou seu bom senso. Alias, como ele não apresenta nenhuma qualidade, fica difícil levar a sério que ele era o sujeito malvado no fim da história. Bem difícil... Ele é impulsivo, belicoso, arrogante, lascivo, emotivo... Como um sujeito com seis mil anos de idade, com todos esses defeitos, consegue não só permanecer vivo mas comandar todo o exército mais poderoso da criação é um mistério que desafia qualquer explicação que eu tenha sido capaz de extrapolar!

*** FIM DAS REVELAÇÕES SOBRE A TRAMA ***

Esperava bem mais dessa trilogia, principalmente porque o primeiro livro é muito bom. Uma pena.

Minha sugestão é ler o primeiro livro e esquecer que tem mais dois volumes na série. Seriamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário