sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Última Pergunta


Logo depois que fiz a resenha d'Os Oceanos de Vênus, o senhor Lélio Falcão me enviou, pelo facebook, uma mensagen dizendo "Lê este continho aí do Asimov. Eu passei quase um dia inteiro com os cabelo da nuca em pé, de tão foda que é!" e, claro, um link para o tal conto. Como todo bom conto que se preze, A Última Pergunta é um texto curto, conciso e direto, sem enrolações. Rápido de ler, e extremamente instigante desde o início.

É importante observar que a visão um tanto quanto atrasada de tecnologia presente no conto (em que Asimov imaginava computadores "portateis" com o tamanho de uma pequena sala) está intimamente ligada ao fato de que ele foi escrito em 1956,  quando computadores eletromecânicos com uma memória de 64 palavras, pesando 300 quilos tinham dado lugar à monstruosidades de 3 toneladas, e e apenas tinham começado a ter suas válvulas termiônicas substituídas por transistores. Portanto, considerando a tecnologia da época, é lógico pensar que era preciso mais tamanho para aumentar a capacidade de cálculo. Circuitos integrados, que permitiram a miniaturização dos computadores, só foram inventados em 1969, e o conceito de computador pessoal só teve início 10 anos depois do conto ser escrito, com o advento do Programma 101, que ainda era bem distante de qualquer coisa semelhante à um computador que pudesse realmente oferecer respostas como imaginado no conto. De fato, é patente que Asimov imaginou computadores que seriam evoluções diretas do computador de cartões - o que é extremamente natural, considerando que essa era a tecnologia vigente na época, e mesmo extrapolações mirabolantes não teriam outras bases solidas que não sido bastante difíceis de ir muito além disso.

Sim, todo esse texto é meramente pra ilustrar o que asimov tinha à disposição para imaginar um computador que pudesse eventualmente evoluir e tornar-se auto-suficiente. Foi uma pequena lição que eu gostaria de ter lido antes de ter entrado no conto, então estou fazendo esse favor por outros leitores - apesar dessa parte nem de longe ser o principal no conto, acreditem, faz diferença.

Bom, depois dessa pequena visita à história da computação, aqui vai o link do conto, A Última Pergunta!

Em tempo: Links são coisas que quebram e sáo tiradas da rede. então, se alguém notar que esse link não está funcionando, por favor deixe um comentário pra eu poder tentar arrumar isso o mais rápido possível, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário