quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Diálogo II

Bem, é fim-de-ano, uma época que, não sei bem porque, eu leio muito pouco. Na verdade, nessa época eu leio tanto quanto no resto do ano, mas não romances. Estou lendo alguns livros de mitologia, religião, história e cultura - não só pra reforçar meus conhecimentos na área, mas porque ando procurando idéias pra escrever algumas coisas também. 

Assim, muito provavelmente, o ritmo de publicações de resenhas deve diminuir bastante nos próximos dois meses - um fenômeno que, alias, já vem ocorrendo pelo último mês. 

Então, pra não ficar só em poemas e pensamentos pessoais obscuros (adeus, inferno astral, finalmente!), achei que seria interessante ter uma postagem que dialogasse com essa gente que lê o Café com Letra mas raramente se apresenta nos comentários - sim, eu sei que vocês estão aí!

Vou, portanto, propor um pequeno diálogo entre mim e vocês, sejam lá quem vocês forem (prevejo muitos comentários anônimos...). Coisa simples. Gostaria de saber o que cada pessoa está lendo nesse momento, ou o último livro que leu. Vale qualquer coisa, até livro de receita de apresentadora de TV. E também não precisa fazer uma resenha completa, se não quiser - apesar de algumas informações a mais serem sempre legais. Um simples "Estou lendo o livro ___________ e [estou/não estou] gostando." já me satisfaz. 

Então, o que vocês andam lendo? 

12 comentários:

  1. Encontrei num sebo pelo centro um livro na sessão infantil que me chamou a atenção. A marca de uma lágrima o nome do livro, levei pra minha afinhada ler e acabei lendo no final de semana. Achei muito maduro pra crianças. Homicidio, tentativa de suicídio, poesia e um drama adolescente. Gostei pouco, mas ela adorou. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, esse é um livro infanto jvenil, até onde eu pude averiguar. definitivamente, não é algo que eu leria - mas não custava dar uma olhada nas resenhas por aí - mas lí muitas resenhas favoráveis, principalmente escritas por moçoilas com blogs decorados de rosa. Acredito que isso deve dizer algo sobre o livro em si.
      E agradeço pelo comentário, sr(a). Anônim@!

      Excluir
  2. Eu ando lendo Minha Fama de Mau, bio do Erasmo Carlos e A Cidade Inteira Dorme, Ray Bradbury, simply the best.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, nunca me interessei por biografias. Não vejo porque ler sobre pessoas que existem de fato.
      Ray Bradbury É sempre leitura relevante. Esse, alias, eu não li ainda.
      Grato pelo comentário, senhora anônima.

      Excluir
  3. Escrevi um baita texto falando sobre oq estou lendo e fazendo umas piadas engraçadinhas muito boas, mas a porra do blogspot apagou meu texto, portanto to mandando se fuder! A sim to lendo Count 0 do Gibson mas foda-se minha opinião e o blogspot! ¬¬

    Abraço Don! Te curto! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A, a quantidade de vezes que isso me aconteceu na vida...
      Não sei se as piadas eram mesmo boas, mas agradeço a tentativa, de qualquer forma.
      Eu li Neuromancer muito tempo atrás, e quando tentei ler a segunda vez, não sei o que aconteceu e o livro simplesmente desapareceu. Antes de reler ele, os outros livros do Gibson vão ter que esperar.

      Excluir
  4. Aqui é fácil achar o que tu leu e desgostou/gostou. Que livros tu ainda não leu que te chamam atenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, a idéia era que o pessoal que acompanha o Café com Letra é que falasse um pouco das suas experiências de leitura, já que o que eu leio está bem público. ;) Mas, respondendo a pergunta. os livros que eu não li e que eu intento ler eventualmente e que me vêm na cabeça agora: Neuromancer (shame on me, cheguei a pegar esse livro emprestado pra ler mas nunca cheguei ao final), O Nome do Vento e suas sequencias (que muita gente já me disse ser muito bom), Deuses Americanos do Gaiman, As Aventuras de Tom Bombadil do Tolkien, Eu, Robô do Asimov, Small gods do Terry Pratchet (que não tem tradução por português, mas meu inglês provavelmente alcança ele), The Riftwar Saga (também sem tradução por português), Sonham Androides com Carneiros Elétricos? do Philip K. Dick, que eu nunca consegui ler, mas deu origem à um dos meus filmes favoritos e Stonehenge do Cornwell, que todo mundo que leu diz que é bem ruim, mas o assunto simplesmente me interessa muito pra eu deixar de querer ler. Assim, no susto, são os que eu lembro, mas, claro, tem um monte mais.

      Excluir
    2. Interessante. Confesso que me sinto mal por não poder compartilhar minhas leituras, que são basicamente textos acadêmicos. Literatura de ficção científica me chama atenção, e tu não é o primeiro que conheço que cita neuromancer. Pra alguém que nunca leu Assimov, o que indica?

      Excluir
    3. Asimov e Ray Bradburry são os dois maiores escritores de ficção científica, provavelmente. Ambos são diametralmente opostos, e enquanto Asimov pode ser um tanto massante pelo teor de detalhes técnicos (reais ou fictícios) que ele costuma usar, as tramas dele são bastante complexas e instigantes. Bradburry, por outro lado tem uma escrita leve, quase etérea, e as vezes tu nem te dá conta que ele tá escrevendo ficção ou se são memórias (e sim, muitas histórias dele tem pouco conteúdo "sci-fi"). Se tiver que recomendar Asimov, eu recomendaria um livro de contos dele. Júpiter À Venda é excelente. Mas se tu nunca leu Asimov, eu recomendo que tu leia um Bradburry primeiro. Ele tem vários livros de contos, e a literatura dele é menos densa em termos de sci-fi. E tem também Poul Anderson, que escreve livros de Ficção Científica sessão-da-tarde, geralmente bem ágeis e curtos. Ele é uma ótima introdução pra ficção científica.
      E se tu ler, volta aqui pra contar como foi! ;)

      Excluir
  5. É possível morrer de saudades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma busca no Google e não encontrei nenhum livro com esse nome. Mas pelo título, deve ser de auto-ajuda. E auto-ajuda nunca é uma boa literatura. Sugiro o Guia do Mochileiro das Galáxias pra melhorar o astral!

      Excluir