segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Encontre Sua Própria Verdade

Esse é o último volume da Trilogia Segredos do Poder, que se passa no universo do RPG Shadowrun. Fiz um pequeno apanhado do cenário na resenha do primeiro volume, caso alguém não conheça.

Esse livro conclui as aventuras de Samuel Werner, enquanto ele procura sua própria verdade, como o título indica. Temos o retorno de alguns personagens que apareceram no primeiro e no segundo volume, e um bom punhado de mortes, como nos volumes anteriores. Não vou falar mais do que isso, porque qualquer coisa que seja dita aqui vai acabar sendo um possível spoiler com relação aos livros anteriores. Ao invés de me ater à trama, prefiro fazer uma apanhado geral da minha impressão final sobre a trilogia.

Primeiro, a construção do protagonistas - e de alguns dos personagens secundários - é excelente. Sam tem dúvidas o tempo todo, não tem certeza se suas decisão são as melhores à serem tomadas, erra bastante e vai se contruindo ao longo da jornada. Ao final desse último volume, ele já é um sujeito familiar pro leitor, alguém com quem realmente se importar. Só isso já é um mérito que muitos personagens não conseguem.

Além disso, há uma impressão de aleatoriedade nos acontecimentos ao longo da trilogia que me agrada muito. além das tramas e sub-tramas, das maquinações de vários personagens ao mesmo tempo, Charrette consegue incluir um elemento de falibilidade que é muito agradável no livro. Os planos de Werner - e de seus oponentes e aliados - nem sempre funcionam tão magistralmente quanto o esperado, e nenhuma vitória é absoluta. Os eventos vão acontecendo muitas vezes sem o controle dos personagens, e os planos traçados muitas vezes tem que ser modificados na última hora. Há um sentimento geral de improvisação muito grande ao longo dos livros - o que é bem de acordo com o que se espera em uma campanha de RPG, e portanto muito bem-vindo em um livro que se passa em um cenário destes.

Além disso, as coisas não saem como esperado quase nunca, e é meio impossível antever os acontecimentos vindouros. As vezes o próximo movimento, mesmo quando anunciado, não acontece como se espera. É sempre uma surpresa para o leitor saber como as coisas vão se desenrolar.

Temos alguns clichês, é claro. O guerreiro calado e mortal, a sedutora inconstante, o herói indeciso, o vilão prepotente. Mas eles não são tratados levianamente. Eles funcionam com perfeição. Cada um deles e tão bem utilizado que em nenhum momento seus papéis parecem forçados.

Há alguns problemas é claro. que acredito sejam muito causados pela tradução. Um "ele" aqui e ali onde deveria ser "ela", por exemplo. Ou onde fica dúbio se é um ou outro personagem da cena falando. Coisinhas menores, que não chegam à atrapalhar a leitura, nem o entendimento da história.

No final, Segredos do Poder foi uma grata surpresa! Agora vou ler o módulo básico do Shadowrun, e encontrar alguns amigos pra tentar encontrar minha própria verdade nas sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário