quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fundação


Finalmente peguei um livro do Isaac Asimov pra ler. Já tinha lido uma série de contos dele, anos atrás, mas nunca tinha sentado com um livrão pesado do sujeito pra ler.

Eu esperava, é claro, robôs. Não há nenhum. Pelo que sei, eles só aparecem em obras "antes e depois" desse livro. O que, devo admitir, foi uma surpresa um tanto bem-vinda, porque o livro trata diretamente de pessoas lidando com pessoas, o que geralmente me interessa mais - apesar de rob^so (nas obras do Asimov) serem muitas vezes mais "pessoas" do que os seres humanos, as relações envolvendo robôs positrônicos geralmente entram em assuntos filosóficos que eu admito que tenho me interessado cada vez menos.

Quanto à história em si - sobre a qual eu nada sabia - temos a fundação de uma Enciclopédia Galáctica, um conjunto de cientistas interessados em escrever um compêndio contendo todo o conhecimento acumulado pela raça humana nos últimos 12 mil anos desde o início de sua história. Sim, estamos em um futiro longíncuo, onde a humanidade colonizou toda a galaxia e se espalhou por alguns milhões de planetas da mesma. E não, não há alienígenas na trama (isso pode até parecer um spoiler, mas na verdade, quem conhece um pouco sobre Asimov sabe que ele dificilmente lida com alienígenas em suas histórias - se é que o faz em algum momento). A Fundação é idéia de um cientista chamado Hary Seldon, que, através de uma nova ciência, chamada de Psicohistória, consegue prever matematicamente os rumos que grandes quantidades de pessoas vão tomar - no caso, ele prevê que, dentro em pouco, o Império Galáctico vai entrar em declínio, e vai passar por uma época de barbárie que pode durar 30 mil anos, a menos que algo seja feito. Isso é tudo descrito nos capítulos introdutórios do livro, e portanto não se trata exatamente de uma revelação sobre atrama. Mas para que eu não acabe entregando nenhuma surpresa, não vou falar mais sobre a história do livro, mas apenas adicionar que há dezenas de personagens importantes em várias traas e sub-tramas, e que, de forma inacreditável, é muito difícil se perder no meio de tanta informação . Um mérito digno de um sujeito que é reconhecido como um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos!

Como informação adicional, no entanto, é interessante observar que a série originalmente foi escrita na forma de oito histórias independentes, publicadas originalmente entre maio de 1943 e janeiro de 1950. Mas tarde,  em 1952, as histórias foram reescritas por Asimov (para que as datas e fatos coincidissem de maneira mais harmônica) e publicadas em três livros: As primeira quatro histórias foram reunidas, junto a uma outra história tomando lugar antes das outras, em um volume único publicado em 1951 como Fundação. As outras quatro his´torias forma publicadas aos pares sob os títulos Fundação e Império (1952) e Segunda Fundação (1953), resultando na "Trilogia da Fundação" - a versão que eu tenho do livro é uma compilação desses três volumes, trazendo, portanto, a história completa. 

Em 1981, após a série ter sido considerada um dos trabalhos mais importantes da ficção científica moderna, Asimov foi convencido por seus escritores a escrever um quarto livro, Limites da Fundação - publicado em 1982. 
Quatro anos mais tarde, Asimov continuou com outra sequência, Fundação e Terra, e mais tarde ainda mais dois livros cronologicamente anteriores à trilogia, Prelúdio para Fundação (1988) e Crônicas da Fundação (1993). 

Entre a escrita de cada um desses livros, Asimov escreveu, reescreveu e adaptou vários outros trabalhos, criando um universo ficcional unificado onde a maioria de suas histórias ocorrem. Então, basicamente, quando alguém está lendo um trabalho de Asimov, existe uma grande chance de estar entrando em algum ponto da história da Fundação, mesmo que nem saiba disso! 

Bem, o livro e realmente uma peça maravilhosa de ficção científica, recomendado para qualquer um que queira começar a ler sobre o assunto de forma concisa e eficiente. É uma leitura realmente fácil e tranquila, e traz tramas tão bem desenvolvidas que provavelmente vai agradar mesmo aquelas pessoas que, normalmente, não focam sua leitura em hard sci-fi.

Recomendo fortemente à todos!

2 comentários:

  1. Eu realmente preciso ler esse livro, to com ele na mira faz muito tempo... Já li vários contos dele, a provavelmente Isaac Asimov foi o responsável por me tornar um fan de sci-fi, juntamente com o Ray Bradbury.

    Chegasse a ler os outros livros da série ou apenas o Fundação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um grande livro de sci-fi, e vale cada página!

      Mas não, eu não li nenhum dos outros quatro livros fora da grande trilogia da Fundação. Até agora, do Asimov, eu só tinha lido alguns contos soltos. Mas se eu conseguir encontrar os outros livros da Fundação, depois de ter lido a trilogia central, eu certamente vou agarrar! Apesar do livro em sí ser uma obra fechada que funciona perfeitamente, eu admito que gostaria ler, principalmente, os livros posteriores - Limites da Fundação e Fundação e Terra - pra continuar a história.

      Excluir