sábado, 29 de outubro de 2011

O Velho Sábio da Montanha


O velho sábio da montanha sempre tem um conselho sábio, velho e montanhoso para dar. Ele sempre sabe o que dizer. Ele é aquela entidade para qual nenhum problema é grande demais, para qual toda questão tem uma solução.
O velho sábio da montanha sempre sabe o que dizer. Ele tem mais de mil anos, e, portanto, já passou por tudo o que há para passar. Já viu cem vidas, já foi do oriente ao ocidente, conhece tudo o que há para conhecer, viu tudo o que há para ver.
O velho sábio da montanha sempre foi velho, sábio e sempre esteve na montanha, onde se vai, em peregrinação, em busca de seus sábios conselhos. Ou até onde se chega em companhia de alguém que vai ver o velho sábio da montanha. O resultado é sempre o mesmo: Estupefação diante da antiga sabedoria da montanha.
Aqueles que aceitam os sábio conselhos do velho sempre voltam à montanha, não apenas para pedir novos conselhos, mas também para levar outras pessoas à montanha, onde se encontra a velha sabedoria. Ou apenas para aproveitar da companhia aprazível do velho - e da bela vista da montanha!
Mas... E o velho? Quando ele precisa de um conselho, pra quem pedir?
Quem poderia dar conselho pra alguém tão velho, sábio e montanhês?
Será que o velho não tem dúvidas? Será que passa os dias em sua montanha, simplesmente envelhecendo e crescendo em saber, a cada dia?
Não terá o velho subido a montanha porque não achava o que queria, o que precisava, la embaixo?
Será que o velho não desce da montanha por medo? Por medo de não estar lá quando alguém subir amontanha para pedir um conselho? Ou será, talvez, por medo de descer a montanha e só encontras as mesmas dúvidas que o fizeram subir, pela primeira vez, séculos atrás, a tal montanha?
Será que ele não se sente solitário, lá no alto, tá sábio, velho e sozinho?
E quando o velho está triste, será que alguém sobe a montanha para dar-lhe um abraço?
E quando o ele chora, quem pode oferecer um ombro amigo?
Pobre velho, em sua montanha.
Solitário em sua sabedoria.
Só, sábio e velho, lá, no alto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário