domingo, 23 de maio de 2010

menos letra, mais café!


Percebemos que havia uma certa falta de café, em relação à quantidade de letras por aqui.
Assim decidi fazer um pequeno post sobre café.
Considerando que o primeiro post tinha como objetivo auxiliar a manufatura de um bom café batido, vou listar algumas receitas de café que levam o café batido em consideração.

Algumas destas receitas são minhas próprias, criadas na base da tentativa-e-erro, outras são sugestões de amigos, baseadas em receitas de outras bebidas, criadas por outros apreciadores ou versões batidas de cafés tradicionais. Uma vez que eu simplesmente tomo nota das receitas, sem anotar de onde vieram, eu obviamente também não posso passar essa informação adiante. Se alguém por aí souber de onde veio uma dada receita e quiser compartilhar eu agradeço!

Sem mais delongas, vamos às receitas:


Irish coffee
120 ml de café batido;
20 ml de brandy/conhaque;
Raspas de chocolate fazem um complemento ideal. Bom pra aquecer no inverno!

Alexander coffee
100 ml de café batido;
10 ml de brandy/conhaque;
20 ml de creme de cacau;
O complemento ideal é um bom bocado de chantily, mas um pouco de merengue resolve bem. Ele já fica bem doce, então sugiro que o merengue não leve muito açucar, e é melhor que não leve outros complementos doces - como raspas de chocolate, por exemplo.

Cupido
120 ml de café batido;
20 ml de licor de chocolate;
Simples e eficiente. Fica doce, mas é ótimo pra dizer "ei, olha, gosto de ti!" sem precisar falar nada!

Amaretto/Bayles
120 ml de café batido;
10 ml de bayles/amaretto;
Salpicado com canela em pó. Eu gosto muito de fazer um "meio-á-meio" de bayles e amaretoo (5 ml de cada). Não sei dizer porque, mas sempre acho que fica melhor!

Café da torre
Esse tem um processo especial: bata o açucar e o café brevemente numa colher de chá de brandy/conhaque - o café não vai realmente bater, é só pra adicionar um pouco de oxigênio na mistura, pra fazer mais espuma no final - e adicione 100 ml de agua quente (antes do ponto de fervura, não esqueça!) e então adicione 10 ml de licor de anis. Um licor de chocolate pode funcionar, acredito eu, mas nunca testei essa variação.

Schvartsberg
100 ml de café batido;
5 ml de underbeng;
Criei essa receita quando finalmente me dei conta que a cafeína simplesmente tinha deixado de fazer efeito "anti-sono" em mim. Underberg é uma bebida muito forte, e essa receita deixa qualquer um ligado por um bom tempo! Mais de 5 ml e fica forte demais, perde o gosto do café e só produz uma cara de repunância e vontade de beber qualquer coisa pra tirar o gosto ruim da boca! estejam avisados!

pra finalizar, uma receita que nao tem nome:
bata duas colheres de café com três de açucar em água gelada;
ferva 10 cravos-da-índia em 100 ml de leite;
Uma pitada de canela deixa essa receita excelente!


Uma nota sobre medidas: Eu uso uma proveta - herança dos tempos de laboratorista da minha mãe - pra fazer as receitas, por isso estão em ml. como regra geral, 10 ml são a primeira marca em um copo "martelinho", e 20 ml são a segunda marca nesse mesmo tipo de copo; 100 ml é uma caneca da nescafé, com uns dois dedos antes de chegar na borda; 120 ml são uma caneca dessas bem cheia!

E era isso!

Um comentário:

  1. Amei as receitas de café! E melhor ainda é que no final explicasse os mls pq eu já estava pensando, peraí, como vou medir 5ml??
    Ah, e adorei tb a figura.
    Deu saudades do teu café... O que por sinal me lembra que tu não botou o com leite condensado. Que preconceito!

    beijocas

    ResponderExcluir