quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dragons of Spring Dawning

E chegando ao fim da minha aventura por Krinn, Dragons of Spring Dawning fecha com chave de ouro a trilogia.

Enquanto o primeiro livro da trilogia é uma aventura clássica de D&D, narrado de forma tão eficiente que é possível ouvir o barulho dos dados rolando na mesa algumas vezes, e o segundo é mais focado na história-por-trás-da-história explicando grande parte das questões de mitologia e política do cenário, este terceiro livro possui um tom muito mais opressivo, focado nos vilões da história - incluindo a própria Takisis (ou Tiamat, pra quem assistia Caverna do Dragão) - e seus planos malignos.

Assim como nos dois primeiros livros, a conclusão da trilogia se escora fortemente na relação dos personagens, e faz isso muito bem. De fato, apesar de uma boa trama, o ponto alto da trilogia é a inter-relação dos personagens. Essa é a parte que realmente faz com que os livros valham a pena.

Com relação à trama em si, duas coisas me deixaram um pouco decepcionados. (sim, o próximo parágrafo terá revelações sobre a trama, apesar de serem apenas dois detalhes isolados - se não quiser nenhum nível de revelações, simplesmente prossiga para o próximo parágrafo) Primeiro, com relação à trama geral dos três livros, o fato das tais Dragonlances - que, enfim, dão nome à trilogia (e ao cenário de RPG) - não serem relevantes pra história. Com efeito, nenhuma é empunhada no terceiro livro em momento algum! Segundo, com relação especificamente à esse terceiro volume, Raistlin está ausente da maior parte do livro, e apesar de fazer uma chegada triunfal já perto do fim da história, ele simplesmente não faz diferença alguma pra história. Diferente dos primeiros dois livros, ele só aparece, balança as mãoes e solta luzes, mostra que ficou fodão e... Vai embora. Apesar da participação dele ser interessante no que diz respeito à interação dele com os outros personagens (particularmente Caramon, obviamente) a presença dele é completamente prescindível. De fato, a impressão que eu fiquei é que só incluíram ele no final da história porque ia ficar estranho não dar um fechamento pro personagem.

No geral, no entanto, é um bom livro. Fecha de maneira eficiente a trilogia, deixando a possibilidade para novos livros (como, de fato, aconteceu) mas dando um final apropriado a história.

No frigir dos ovos, a trilogia é, de fato, muito boa, e merece a leitura.

E não, eu não pretendo ler os outros 14 livros da série! Apesar da trilogia de dragonlance ser realmente boa, eu simplesmente não tenho paciência pra ler 14 livros da mesma série. Shannara foi uma experiência incrível, mas não vai se repetir tão cedo.

3 comentários:

  1. Recomendo fortemente que leia outros livros de Dragonlance, não precisa ler todos. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema com os livros de Dragonlance é que não consegui achar os outros livros em audio, e não consigo ler no computador. Como conseguir os outros livros físicos da ´serie não é exatamente uma tarefa simplews, eu provavelmente vou ficar só na trilogia original, mesmo - a menos que por alguma sorte eu consiga cópias físicas dos outros livros da ´serie ou que eles sejam lançados em audio.

      Excluir
    2. Humm.. achar em audio não deve ser uma tarefa fácil mesmo. A solução seria ler no pc pq tem como você achar todos para baixar, apesar de eu não gostar de ler assim. Você consegue achar algumas cópias físicas no site do Estante Virtual ou em grupos do facebook, eu comprei os meus assim.

      Excluir