quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

The Wishsong of Shannara

Concluindo a trilogia original dos livros da série de Shannara, este foi meu terceiro audiobook  - que, alias, tem sido uma experiência excelente!

Eu não cheguei a comentar antes, mas tanto este quanto os dois livros anteriores foram lidos pelo Scott Brik que, além de ser um excelente narrador (tendo ganho alguns prêmios nessa categoria) também é ator e escritor. Eu não conheço o sujeito de nome, mas parece que ele é bem famoso, pelo menos lá na terra do tio Sam.

Enfim!

Esse livro, como eu disse acima, encerra a trilogia de livros iniciada em Sword of Shannara, e acompanha mais um membro da família Ohmsfert em suas aventuras pra salvar o mundo.

Ah, deixa eu fazer o aviso amigo: Adiante, revelações sobre a trama! Poucas e leves, mas estão lá.

Apesar do segundo livro ser considerado o melhor dos três (o primeiro sendo visto por muitos como uma cópia deslavada de Senhor dos Anéis e o terceiro, por algum motivo, sendo simplesmente taxado como "um pouco inferior") eu devo dizer que, pessoalmente, achei esse livro o melhor eles, disparado. Brooks é excelente em criar personagens atraentes, e este livro tem os melhores personagens da série, na minha humilde opinião. Além disso, este livro tem uma maior quantidade de magia, incluindo protagonistas com poderes mágicos inatos - e extremamente originais!

Também gostei muito de como a história é levada. Todos os três livros tem várias sub-tramas e níveis de revelações diferentes, e apesar deste aqui ser bem mais direto do que os outros, a idéia de dois grupos separados tentando chegar no mesmo lugar, com um objetivo semelhante foi muito divertida!

Além disso, esse é o livro com a maior quantidade de "mortes por página" da trilogia, disparado! O que morre de personagem nesse livro é um troço impressionante! Temos algumas mortes heroicas, alguns sacrifícios, algumas mortes honradas e algumas realmente inesperadas. A sensação de "puta merda, ninguém vai sair vivo dessa!' foi bastante presente no livro, e no final, deu uma agonia a medida que eu fiquei torcendo pra esse ou aquele personagem não morrer.

Esse livro também é o menor dos três, e a leitura dele demorou cerca de 20 horas e meia - duas horas a menos do que o livro anterior e seis a menos do que o primeiro. É pena que eles não digam quantas páginas o livro tem no começo ou no final da narração. Seria um dado interessante.

Bom, como eu já disse, pra mim esse é o melhor dos três livros, e portanto leitura (ou "audição", como no meu caso" fortemente recomendada! Assim como os outros dois livros, esse não tem versão em português, mas considerando a série da MTV baseada no segundo livro, a probabilidade de termos uma tradução é bem grande! Tomara!

2 comentários:

  1. Já li esse post a muito tempo atrás e desde então fiquei interessado nas histórias de Shannara Chronicles, mas só consegui começar a ver a série da MTV agora. Você já assistiu? Se sim, o que achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, assisti a primeira temporada - e não faço idéia se há mais de uma. Na verdade, eu conhecia a série de livros de "ouvir falar", mas foi o anúncio da série de TV que me fez decidir ouvir os livros - eu gosto de conhecer o original antes de ver adaptações.
      Eu falei sobre minha opinião geral sobre a série na resenha de elfstones of Shannara: http://caffecomletra.blogspot.com.br/2016/01/the-elfstones-of-shannara.html
      Na época que eu fiz aquela resenha, eu tinha assistido só os três primeiros episõdios da série - que foram liberados no Youtube. Depois daquilo acabei assistindo o primeiro ano todo.

      Dito isso, minha opinião sobre a série é: Muito ruim. Pra além dos figurinos tenebrosos (o que é puramente uma questão pessoal), a maioria dos personagens da série é completamente diferente dos personagens dos livros. Alanon é um druida ridiculamente alto e intimidador, que nunca revela suas intenções e NUNCA explica suas ações. O sujeito da ´serie é um baixinho bombado com cara de amigão e sentimental. Will é seguro de si, maduro e mais de uma vez usa de pura lábia e sagacidade pra resolver problemas, enquanto na série ele é um caipira abobalhado que fica sendo enganado e passado pra trás o tempo todo. Eretria é transformada de uma boa-moça filha do chefe de um clã de rovers pra uma ladra pilantra e sem escrúpulos na série - e os Rovers do livro são escravagistas odiosos, quando no livro eles são "ladrões honrados". A Amberle talvez seja a personagem mais fiel à versão original - a série só carrega na coisa da sensualidade dela, que não existe nos livros.
      Além de mudanças significativas nos personagens, o cenário é todo meio irregular. A série é baseada no segundo livro da série (elfstones of Shannara) mas tem elementos de outros livros na trama (slanter, o gnomo, só aparece no livro Wishsong of shannara, que acontece 20 anos depois do Elfstones) e faz modificações significativas no cenário (como a presença de armas de fogo e a a presença de "ruinas" da civilização humana atual [Elfstones se passa 2070 anos depois do fim da civilização humana atual] incluindo carcaças de carros, mapas do metrô, jornais e até ginásios de escola preparados pra bailes de formatura...).
      Mudanças demais, confuso demais. Uma adaptação terrível.

      Excluir