quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mona Lisa Overdrive

Mona Lisa Overdrive é o terceiro livro da Trilogia Sprawl, que encerra os eventos iniciados em Neuromancer - encerra, alias, de modo absolutamente magistral! A última página simplesmente vira a coisa toda de cabeça pra baixo, abrindo tantas possibilidades que dá uma certa tristeza em saber que Gibson não fez mais uma trilogia explorando o cenário adiante.

Em termos de narrativa, Mona Lisa Overdrive segue a mesma lógica de Count Zero, com três protagonistas com percrusos distintos, cuja interligação só vai ficando clara a medida que a trama avança. Diferente de Count Zero, no entanto, os três protagonistas não são todos "novos jogadores", com a presença de praticamente todos os personagens dos livros anteriores fazendo uma aparição - ou pelo menos sendo mencionados- ao longo da história. Alguns deles com desenvolvimentos bastante interessantes!

O cenário do Sprawl também é bastante explorado aqui, com visitas á Inglaterra cyberpunk, o deserto químico de Dog Solitude e outras charmosas localidades dos EUA - geralmente numa viagem de Wiz proporcionado por uma das protagonistas, Mona.

Com muitas referências aos livros anteriores, Mona Lisa Overdrive funciona perfeitamente como um fim de história, explorando o potencial do cenário e os desdobramentos de eventos que começaram em Neuromancer e se desenvolveram ao longo de Count Zero.

A Trilogia Sprawl terminou, e me deixou completamente orfão. Devo assar alguns dias lendo apenas livros de RPG e de história/mitologia, antes de escolher a próxima obra literária, já que depois dessa pequena saga, duvido que qualquer outra leitura não pareça insossa e sem vida.

Apesar de Neuromancer ser, certamente, o melhor dos três livros, eu recomendo fortemente a leitura de toda a trilogia, sem medo. Uma ótima história extremamente bem contada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário