terça-feira, 28 de outubro de 2014

Escolha seus Inimigos com Cuidado


Esse é o segundo volume da trilogia Segredos do Poder, que se passa no cenário de Shadowrun, um velho conhecido dos RPGistas experientes. Já falei um pouco sobre o cenário quando escrevi sobre o primeiro livro da trilogia, então fique à vontade pra ir lá entender um pouco do mundo de 2050, caso ainda não conheça.

Nesse segundo volume, Samuel Werner, agora trabalhando oficialmente nas sombras sob o codnome Móbile (ou Twist, no original), continua procurando por sua irmã desaparecida, Janice, enquanto precisa desvendar os mistérios do xamanismo com o qual ele se descobriu ligado. Apesar do cenário das mega-corporações ainda estar lá, a maioria da trama de segundo livro gira ao redor das facetas místicas do universo de Shadowrun.

Durante o primeiro livro, Janice é separada de Sam pela Renraku, uma das maiores corporações do mundo, sob a tutela da qual ambos vivem desde a morte dos pais - Samuel como um empregado e Janice como uma dependente. quando ela passa pelo processo de Transmutação, a Renraku acaba enviando-a para a Ilha de Yomi, uma espécie de ilha laboratório/prisão onde são mantidos quase todos os metahumanos japoneses. Esse evento é o gatilho original para que Sam acabe caindo em direção das Sombras no primeiro livro, e continua sendo um dos seus maiores motivadores.

Durante sua busca, no entanto, Móbile se vê envolvido com as tramas do Círculo Escondido, um grupo de Druidas que pretende realizar um poderoso ritual para "purificar a terra". No meio do caminho, Sam precisa lidar com seus poderes xamânticos e com a sua complicada relação com o Cão, seu totem de poder.

A narrativa do livro é bastante similar com a do primeiro, e alguns dos personagens além de Sam também aparecem aqui, enquanto outros são apenas mencionados ou nem isso. Em termos de descrição de cenários, Escolha Seus Inimigos com Cuidado é ainda mais pobre do que Não Faça Acordos com o Dragão, e é bem fácil esquecer que o livros se passa em um ambiente cyberpunk.

Esse segundo volume da Trilogia Segredos do Poder é bem mais fraca do que a primeira, mas serve bem para dar uma boa idéia sobre como funciona a magia do cenário. É um livro muito mais interessante para fãs de Shadowrun do que para um leitor padrão de literatura cyberpunk - principalmente considerando que a maioria da história lida com magia e não com tecnologia.

Ainda assim, é uma continuação decente para o primeiro livro, e certamente é eficiente em manter o interesse do leitor sobre como a história de Sam em sua busca por sua irmã - e em seu auto-conhecimento - vai terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário