terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os Filhos de Anansi


Achei esse livro na feira do livro de Pelotas esse ano. Preço camarada, em um sebo. Não era um livro que eu estivesse querendo muito ler, mas é um livro do Gaiman, algo difícil de achar em sebos - e sempre uma leitura que tu pode adicionar na pilha de livros pra ler sem nenhum receio.

Na verdade, quando comprei o livro, resolvi colocar ele no topo da minha lista de leitura. A maioria da minha pilha é de livros mais "densos", digamos, do que eu estava interessado no momento, e decidi dar a vez pro Gaiman.

O que eu sabia de antemão do livro é que ele não era uma das melhores obras do Gaiman, de acordo com quem já havia lido ele, e que se tratava de algo relacionado à mitologia africana, considerando o título.

Considerando isso, esperava bem menos do livro. Não tenho grandes conhecimentos sobre mitologia africana, tenho que admitir, e nem sobre cultura negra em geral, que é onde eu imaginei que o livro fosse se focar.

Bem, realmente, não é um livro magnífico. Tem uma boa história, personagens bem desenvolvidos e um toque de humor leve, nem de longe comparável à Belas Maldições, por exemplo. Tem mitologia africana, haití, USA e Londres. Tem muitos negros, uns poucos brancos, e muitas referências musicais. E tem animais, também.

E, pra ser sincero, não tem muito mais do que isso.

É um livro descontraído, aparentemente despretensioso e com uma história fácil de acompanhar. Os personagens são interessantes. Um bom livro pra ler, que me fez querer ler outros livros do Gaiman que eu ainda não li - como Deuses Americanos.

Acho que a parte mais interessante foi ler algumas expressões que eu não sei se são originalmente desse livro ou se foram apropriadas pelo Gaiman, como "tenha medo! Tenha muito medo!" e (referindo-se à como Spider, um dos personagens, preferia seu café) "-Negro como a noite e doce como o pecado."

Enfim. Um livro divertido. Pra quem quer uma leitura apenas pra passar o tempo, é muito válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário