Dia desses, dando uma volta pelo facebook, encontrei uma postagem de um site sobre super-heróis que dizia que o Jack Kirby teria feito uma versão do uniforme do homem-aranha que foi rejeitada pelo Stan Lee. Então Steve Ditko teria aparecido com a sua versão do uniforme, que foi a que vingou, e é conhecida até hoje.
A suposta versão de Kirby seria esta:
Não sei, honestamente, se essa informação procede. Andei dando uma olhada pela rede, e não achei nenhuma outra matéria à respeito, nem em português nem em inglês, pra poder confirmar. Ainda assim, por algum motivo, a imagem do uniforme - horroroso diga-se de passagem - supostamente desenhado por Kirby, ficou me perseguindo por dias. Não sei dizer porque, mas a imagem ficava ali, num canto escondido da memória, e vinha volta e meia me assaltar, pulando na minha cara como uma aranha armadeira!
A coisa evoluiu, e eu me peguei pensando, esses dias, numa possível "edição original" do Homem-aranha, usando o uniforme esdrúxulo do Kirby. Uma coisa que teria feito eles se sentirem envergonhados - se é que é possível que essa sensação atinja o Stan Lee... - e que teria sido caçada e queimada pelos dois, na calada da noite, logo após sua publicação.
E fiquei imaginando se, de repente, hoje, sei lá quantas décadas depois, um exemplar sobrevivente viesse a tona. Que tipo de comoção causaria?
Provavelmente nada mais do que muito falatório na internet, como com quase tudo...
Mas, de qualquer forma, a idéia seguiu me perseguindo. Decidi, então, fazer alguma coisa à respeito. O resultado é a capa abaixo.
Originalmente, eu tentei fazer uma cópia do traço do Kirby. Não fui nada feliz. Acabei desistindo, e desenhei o uniforme à moda da casa, mesmo. O título eu achei em uma versão variante da edição do Amazing Stories onde a primeira história do cabeça-de-teias aparece. Quanto ao fundo, foi roubado de uma capa famosa do escalador de paredes - que eu não sei qual é, na verdade, mas já vi umas duas mil vezes na vida. Mais uma textura de papel manchado e uns dois filtros bobalhões, um photoshop 7 e uma hora e meia depois, voilá! Ei-lo!
Não é nada realmente impressionante, nem muito bem feito, na verdade, mas eu bem que gostei do resultado final. Achei simpático.
E espero que, agora, o maldito uniforme bizonho do aracnídeo me deixe em paz!