quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os Druidas

Um excelente livro de pesquisa com base em vários documentos históricos, literatura medieval e moderna e comparações com religiões de diversas partes do mundo. Com um olhar crítico, mas sem deixar de de apontar elementos não explicados pela ciência como possibilidades concretas, Ward Rutherford cria uma imagem vívida de quem poderiam ser os druidas por trás dos mitos atuais criados sobre a organização.

Rutherford cita lendas celtas e fala sobre a cultura desse povo, criando um panorama onde ele descansa a imagem dos druidas de maneira magistral.

Apesar de ser um livro baseado apenas em conjecturas - de um historiador que vive na região onde antes era a Galia, e portanto convivendo com os costumes da civilização na qual os druidas estavam inseridos - é extremamente lúcido e conciso. Rutherford levanta teorias, derruba mitos e aponta vários textos com descrições de membros da organização.

Astrônomos, numerologistas e curandeiros, a possibilidade de que fossem também xamãs com capacidades extra-sensoriais não é descartada pelo autor, apesar do próprio afirmar que provavelmente a maior parte das lendas sobre os poderes sobrenatuais dos druidas não passassem disso: lendas.

Rutherford escreveu muitas obras sobre celtas, druidas e até mesmo shamanismo - além de um grande número de livros sobre as duas guerras mundiais - e apesar de relativamente antigo - a publicação original é de 1978 - não há como ser considerado ultrapassado; mesmo que novos fatos possam ser adicionados ao que conhecemos sobre os druidas, dificilmente alguma das informações que constam desse livro se tornarão obsoletas.

Uma excelente leitura para aqueles interessados na cultura celta e em religião, Os Druidas é uma leitura interessante e elucidativa.

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse autor, valeu pela dica.
    O chato destes povos muito antigos é que muita coisa que chega até nós sobre eles hoje muitas vezes não passa de pura especulação ou boato, então é sempre bom verificarmos as fontes de nossa leitura.
    Até mais ver, Domênico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia. Mas acabei indo procurar a lista de publicações dele, e é enorme!

      No caso dos druidas, a maior parte são relatos de outros povos e "reconstruções". Nada é muito confiável. O próprio Rutherford diz no livro que ele só pode traçar paralelos e peneirar informações, nada mais. Mas ele faz isso muito bem!

      Excluir