sexta-feira, 18 de novembro de 2016

His Dark Materials - The Golden Compass

His Dark Materials. Essa série, que já teve até uma adaptação pro cinema, nunca me chamou atenção. Provavelmente porque eu só descobri ela depois do filme que adaptou o primeiro livro - e que, na verdade, não me impressionou muito. 

Mas, como o filme tem elementos interessantes - e todos sabemos que livros quase sempre são melhores do que suas adaptações pra cinema - resolvi escutar. 

E, obviamente, tive uma grata surpresa!

Eu lembrava vagamente do filme, e em várias passagens do livro, consegui fazer conexões com imagens que tinha na memória, o que foi interessante. Não lembro muito do filme, mas aparentemente ele segue, ao menos em linhas gerais, a história do filme. Apesar de eu não lembrar exatamente dos conflitos entre a protagonista e o tio dela, e de lembrar da "vilã" de uma forma mais caricata. 

Obviamente, no entanto, o livro tem muito mais sutilezas e sub-tramas interessantes, e também uma série de conflitos que eu definitivamente não lembro de ter visto no filme. O autor toca em questões de política, sexualidade, maturidade e principalmente fundamentalismo religiosos que, certamente, não estão presentes no filme. De fat, há uma enormidade de informação pra absorver no livro, e tenho certeza que a maioria dos temas vistos aqui serão aprofundados nos próximos dois livros - e pelos quais estou ansioso!

Uma das características que eu gostei é que o livro se passa em uma "versão alternativa" do nosso mundo, durante a era vitoriana. Há várias referências à locais reais (como Londres) , religião e costumes (a passagem da bíblia sobre o pecado original que aparece no livro é simplesmente preciosa), que de forma alguma ficam deslocados em relação aos elementos de fantasia adicionados por Pullman. De fato, o livro é tão bem construído que parece que aquela é a realidade verdadeira e nós vivemos em uma realidade paralela meio remendado!

Além disso, ele audio teve uma característica bastante distinta de todos os outros que escutei até agora: Ao invés de apenas um narrador, cada um dos personagens é interpretado por um ator diferente! A primeira vez que a voz do narrador é substituída por uma garotinha - que interpreta a protagonista - eu pensei "Nossa, esse cara é MUITO BOM! Levei alguns segunds pra me dar conta que não, não era o narrador fazendo vozinha de criança... E admito que foi bastante interessante escutar várias vozes diferentes ao longo do livro. Gosto de um único narrador, mas foi uma surpresa bastante interessante! 

Uma rápida questão com relação ao nome do livro: No original, o livro se chama Northern Lights, mas quando foi levado pros Estados Unidos, foi renomeado The Golden Compass. Eu gosto do título original, mas considerando que cos outros dois livros fazem referências à itens, admito que preferi a versão americana. Não faz muita diferença, mas enfim! 

Leitura fortemente recomendada! É um livro divertidíssimo, com uma trama concisa e uma série de elementos bastante interessantes e bem amarrados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário