quinta-feira, 21 de março de 2013

Os dez livros mais lidos dos últimos 50 anos


Essa semana me deparei com estatísticas que mostravam os dez livros mais vendidos no mundo. Meu primeiro impulso foi ir logo compartilhando a informação. Mas me peguei pensando sobre a veracidade dos números, e fui pesquisar primeiro. E durante a pesquisa, me deparei com outra questão interessante.

Mas há uma série de detalhes a serem considerados nessa lista. Primeiro, a vendagem de Harry Potter considera todos os sete livros. O mais vendido entre eles é H.P. e a Pedra Filsosfal, com cerca de 110 milhões de livros vendidos. A versão compilada ou em "box" com os três volumes do Senhor dos Anéis vendeu cerca de 100 milhões de cópias, mas se considerarmos as vendagens em volumes separados também, esse número vai à 150 milhões de cópias. No caso de Crepúsculo, é difícil calcular os números reais do livro, porque as fontes divergem imensamente, e estimam vendagens que vão de 28 à 100 milhões de cópias.

Mas então vêm as questões interessantes: As Crônicas de Nárnia - todos os sete livros - venderam 120 milhões de cópias entre 1949 e 2005. Será que essas vendagens foram de mais de 93 milhões só nos primeiros 14 anos (até 1943), pra que eles não chegassem a vender cópias suficientes nos últimos 50 anos?

Ainda, O Pequeno Príncipe foi originalmente publicado em 1943, e desde então vendeu cerca de 200 milhões de cópias. Ele teria que ter vendido 173 milhões de cópias nos primeiros 20 anos de publicação pra não figurar nessa lista.

Também achei bem difícil de engolir que O Hobbit, publicado em 1937, que já vendeu mais de 100 milhões de cópias, não vendeu cópias suficientes pra vigorar nessa lista- principalmente considerando as adaptações do Senhor dos Anéis e do próprio Hobbit tão recentemente. 


E onde estão E os três livros dos Jogos Vorazes (publicados entre 2008 e 2010), The Eagle Has Landed (de Jack Higgins, publicado em 1975), O Nome da Rosa (de Humberto Eco, publicado em 1980), Watership Down (de Richard Adams, publicado em 1972), todos livros que, desde sua publicação, já venderam pelo menos 50 milhões de cópias? E a Trilogia Millenium, de Stieg Larsson, publicados entre 2005 e 2007, com 53 milhões de cópias vendidas, e que não são uma trilogia fechada porque o autor morreu antes de dar sequencia à saga? Esses livros venderam mais ANTES de serem publicados do que nos últimos 50 anos?

Essa lista que apareceu pelo facebook tem alguns sérios problemas, e o maior deles, certamente, é querer colocar Crepúsculo entre os dez mais vendidos dos últimos 50 anos.

Em tempo: Considerando que O Código Da Vinci já superou os 80 milhões de cópias vendidas - e não os 57 milhões que aparecem no gráfico - a lista dos dez mais vendidos provavelmente seria:
Bíblia (alguns bilhões de cópias)
O Livro Vermelho (entre 600 e 800 milhões de cópias)
Harry Potter (400 milhões de cópias)
O Pequeno Príncipe (200 milhões de cópias)
Senhor dos Anéis (150 milhões de cópias)
As Crônicas de Nárnia (120 milhões de cópias)
O Hobbit (100 milhões de cópias)
O Código Da Vinci (80 milhões de cópias)
O Alquimista (65 milhões de cópias)
Trilogia Millenium (53 milhões de cópias)

Não é exato, considerando o que já escrevi acima, mas é bem mais aproximada do que o infográfico que apareceu pelo facebook.

Até que alguém consiga números mais acurados, fico satisfeito com essa lista! 

2 comentários:

  1. Também acho incompleta a lista, mas eu desconsideraria Bíblia, Alcorão e Livro Vermelho de qualquer lista, dada a obrigatoriedade cultural de enfia-los goela abaixo numa parcela menos esclarecida da população...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tendo a concordar, é claro. Mas o fato é que o objetivo da lista era simplesmente mostrar auqeles livros que são mais impressos sem exceções.

      Claro que a lista ideal excluiria qualquer publicação de cunho político e religioso, dada justamente a obrigação da sua leitura; mas considerando o levantamento que fiz, seria o simples caso de tirar a bíblia e o livro vermelho da lista e adicionar a triligia dos Jogos Vorazes (que ainda está em foco e deve estar vendendo bem graças à isso) e Watership Down (que tem uma continuação que certamente lhe rendeu mais alguns milhares de exemplares vendidos) em nono e décimo lugares respectivamente.

      Excluir