quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Battletech - Ideal War


Recentemente eu descobri que romances de battletech/Mechwarrior existem. Eu deveria ter descoberto isso há algum tempo, mas nunca me preocupei em procurar. Joguei Battletech ao longo dos anos 90 e no início do milênio e ainda tenho um par de caixas dessa época, rilhados e com pedaços faltando, como é tradição em jogos muito aproveitados. Eu adoro Battletech e lamento muito não poder jogar mais hoje em dia - muitas opções, pouco interesse em aprender uma série de regras extensas e um tanto complexas. 

Enfim.  

Depois de escutar o audiobook de Starship Troopers no youtube, esse audiobook apareceu como sugestão, e eu resolvi conferir, puramente pela nostalgia. 

Não me arrependi! 

Como diz a própria resenha do youtube "Os Cavaleiros do Rei Arthur vão ao Vietnã do espaço e chutam a bunda de Ho Chi Minh. Não, eu não estou brincando, essa é a premissa". Não tenho como fazer uma resenha com mais concisão do que isso! 

O livro considera que o leitor conhece Battletech, e não se importa em explicar termos técnicos - como tonelagem de mechs, o princípio que as armas utilizam nem fatores do sistema como movimentação e distância das armas, mas está tudo lá. Quem entende do jogo vai entender perfeitamente o que está acontecendo, mas não tenho certeza com relação àqueles que nunca jogaram Battletech. Eu acredito que a narrativa é simples e efiiente suficiente, mas talvez seja necessário uma certa familiaridade para entender exatamente o que está acontecendo. Caso contrário, é só um livro de guerra no espaço com mechs. 

O que, honestamente, já é uma premissa excelente! 

O livro não é uma obra de arte, simplifica situações e interações para dar mais espaço pra ação. É um livro sobre um jogo de tabuleiro de luta de robôs gigantes, afinal de contas... 

Para quem já jogou Battletech, recomendo fortemente. Para quem gosta de robôs gigantes, prato cheio também. O resto dos chatos por aí pode não gostar da obra, mas eu recomendaria que tentassem assim mesmo, só pra saberem o que estão perdendo! 

Ah, e é coisa simples procurar no google por imagens dos mechs que aparecem no livro. Battletech é um jogo bastante conhecido, e imagens dos robôs - tanto desenhos quanto miniaturas - são bastante fáceis de encontrar. Eu mesmo tive que olhar um par de mechs que não conhecia! 

Vou deixar o link pro audiobook aqui, se alguém decidir que vale a pena dar uma olhada: