Eu tenho sido contra imagens, textos e vídeos gerados por IA desde que eles começaram a aparecer. Depois de estudar o que pude sobre o assunto - sem ser capaz de compreender as minúcias já que não tenho nenhum tipo de formação em informática e sou, honestamente, bastante ignorante na área de progração em geral - decidi que era hora de deixar minha posição clara e direta.
Antes de continuar lendo, um apelo: Não leia o texto a seguir com o intuito de confrontar tudo o que está escrito, na tentativa de defender o uso de IA ou me provar errado. Eu venho discutindo isso há muito tempo, com muita gente, e pesquisado exaustivamente. Essa é uma postagem de opinião, pessoal e intranferível, e apesar de eu estar disposto à discutir quqlquer dos pontos listados, eu vou sumariamente deletar qualquer tipo de comentário que tente sumariamente negar ou que tenha por intenção me ofender pessoalmente por minhas opiniões.
Além disso, não coloquei nenhum link para nenhum dos pontos levantados. Eu espero que qualquer pessoa que se dê ao trabalho de ler esse material tenha o interesse em aprender e possa usar suas próprias capacidades para pesquisar sobre o assunto, lendo materiais relacionados à cada um dos pontos levantados. Faça pesquisas, procure dados de fontes confiáveis. Verifique tudo o que eu estou dizendo aqui. Por favor. Não leia simplesmente procurando argumentos para antagonizar as opiniões emitidas aqui.
Isso tudo dito, vamos à minha opiniõ de porque as pessoas deveriam peremptoriamente deixar de cnsumir e produzir qualquer material usando IA:
Ao contário do que vem sendo dito, IA generativa não é apenas uma brincadeira e definitivamente não é inevitável. Não é preciso simplesmente "aceitar que IA é o futuro" e se adaptar ou morrer. Muitos artistas foram afetados pela popularização de IA, e vários sites de imagen e textos - incluindo galerias, estantes de RPG e de literatura em geral - estão literalmente entupidas de lixo criado por pessoas que nunca se deram ao trabalho de estudar ou praticar arte, mas com comandos simples podem gerar, literalmente, dezenas de imagens em uma hora. Além do impacto financeiro para muitos artistas - principalmente aqueles em início de carreira, mas definitivamente não só para eles - que perderam seu espaço em um mercado de trabalho que já não é exatamente recompensador - IA generativa também é eticamente repreensível, por vários motivos:
- Ela se baseia no roubo de criadores originais. A IA não consegue "criar" nada, ela literalmente vasculha a internet, incluindo trabalhos de artistas renomados vivos ou mortos e também daqueles que estão ativamente trabalhando e, de forma alguma, deram sua permissão para que seu trabalho fosse usado para esse propósito. Só isso já deveria ser suficiente para qualquer pessoa com um mínimo de ética parar de usar IA totalmente.
Mas se a carreira e os direitos de artistas que estão tendo seu trabalho roubado não lhe importa, ainda há uma outra questão à ser considerada: A IA de última geração é catastrófica para o meio ambiente, desestabilizando fontes de água com o consumo excessivo para refrigeração dos data centers que ela exige, elevando os preços da eletricidade onde existem, além de contaminar água potável ao seu redor, espalhando doenças para a população local. E como geralmente são instalados em áreas de baixa renda, eles ainda por cima atingem uma população vulnerável e ajuda a perpetua o classismo.
Em termos menos ligados à questão puramente artistica, a IA de última geração está sendo usada para produzir CSAM (material de abuso sexual infantil), usada usada como arma por empresas de tecnologia, agitadores e governos para disseminar desinformação e propaganda. E vem sendo usada largamente para explicitar idéias preconceitusosas, aumentando a demoização e isolamento de grupos marginalizados.
Também aumenta os riscos de segurança cibernética, incluindo intrusão de malware, violações de privacidade de dados e roubo de identidade.
E do ponto de vista puramente financeiro ligada ao uso de IA: como exige uma quantidade enorme de processamento, os data centers que permitem a geração de IA consumem quantidades enormes de chips, o que vem aumentando drasticamente seu preço, especialmente memória RAM, o que tem afastado cada vez mais o acesso à esse tipo de tecnologia do consumidor comum.
E pra fechar com chave de ouro, IA deixando as pessoas burras. Estudo após estudo comprova repetidamente que o uso da IA de geração está tornando as pessoas mais burras, menos capazes de processar informações e reconhecer fatos - uma qualidade da IA que, obivamente, pode ser explorada pelas grandes produtoras de tecnologia, principalmente as de IA, aumentando acesso a ainda mais riqueza pelos donos dessas empresas enquanto deixa os usuários communs dependentes de uma tecnologia que "facilita" sua vida.
Obviamente, todos os pontos listados acima vão piorar com o avanço do uso de IA generativa, criando mais datacenters, afetando mais pessoas financeira, cultural e psicologicamente.
A IA de geração está anos-luz da verdadeira inteligência artificial e não pode se tornar realmente uma inteligência artificial genuína - qualquer um que sugira o contrário está mentindo por ignorância ou por motivos excusos. A IA generativa que estamos usando é uma ferramente limitada, que compromete a sociedade e já está causando danos consideráveis.
Ela é É antiética, perigosa, catastrófica para o meio ambiente e está transformando seu cérebro em lama.
Os únicos que realmente se beneficiam são os já mega-ricos, donos das grandes empresas de tecnologia, que como todo grande homem de negócios, destroem tudo em sua busca implacável por mais riqueza e poder.
Quando você diz que IA "é inevitável", "é só uma brincadeira" ou até mesmo "isso facilita minha vida", você está realmente dizendo "eu não me importo com outras pessoas, com o meio ambiente eu só quero minha máquina de correção automática divertidinha".
O resto do mundo, lieralmente, que se exploda.
E vejam, eu não estou dizendo que IA generativa não tem pontos positivos. Ela tem. Várias empresas vêm usando ela para resolver problemas, desenvolver novas idéias e lidar com quantidades muito grandes de informação que seriam impossíveis de serem resolvidas meramente por humanos. E mesmo no campo artístico, há possibilidade de utilização para explorar novos viéses utilizando sua própria produção, tentnado cfriar uma nova forma de ver seu próprio trabalho. Além de potencialmente facilitar a finalização da produção. A IA pode ser usada de modo positivo. O problema é que os prejuizos que ela vem causando superam seus benefícios exponencialmente.
Mais uma vez: Eu não coloquei nenhum link pra absolutamente nenhum dos pontos que levantei aqui - o que teria sido relativamente fácil - simplesmente porque o objetivo aqui é argumentar sobre o assunto na esperança de que, quem quer que esteja lendo isso, se interesse em usar seu próprio cérebro e pelo menos se dê ao trabalho de verificar os pontos que eu estou levantando.
Pesquisem sobre o assunto. Vejam o que os dados dizem. Procurem fontes confiáveis e leiam o que está sendo dito sobre o que eu coloquei aqui.
E foda-se a IA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário